F1: Aston Martin já está totalmente focada em 2026, diz chefe de equipe
Time de Silverstone está trabalhando para otimizar resultados em 2025 com foco no próximo ano

Andy Cowell in der Teamchef-Pressekonferenz in Dschidda
Foto de: LAT Images
Enquanto a atual temporada de Fórmula 1 está longe de terminar e muitas equipes ainda estão trabalhando arduamente em atualizações de curto prazo, a Aston Martin já está seguindo um caminho diferente: o foco está claramente no futuro - mais precisamente em 2026, quando os novos regulamentos técnicos mudarão fundamentalmente a categoria.
O chefe da equipe, Andy Cowell, alguém com muita experiência e olhar claro para decisões estratégicas, explica abertamente por que a equipe está dando esse passo logo no início: "Este é um ano desafiador. As mudanças de regras para a temporada de 2026 são tão abrangentes que não há possibilidade de transferência técnica ou conceitual do carro atual para a próxima geração."
"Isso significa que qualquer desenvolvimento que fizermos agora para esse carro só será benéfico nas corridas restantes. Por outro lado, temos a oportunidade de criar uma base com o trabalho de desenvolvimento para 2026, da qual podemos nos beneficiar por cinco anos na melhor das hipóteses - em uma fase de regulamentos estáveis."
Estratégia saudita mostra trabalho de longo prazo
Esse cálculo sóbrio significa que a Aston Martin está investindo conscientemente seus recursos no desenvolvimento de médio a longo prazo. E, no entanto, Cowell enfatiza que isso não equivale, de forma alguma, a abdicar da temporada atual: "Não estamos desistindo de nada. Queremos correr, atacar e marcar pontos - em todos os GPs. É nossa aspiração como equipe de corrida."
Um exemplo dessa atitude já ficou evidente na estratégia de corrida na Arábia Saudita: "Stroll fez mais de 40 voltas realmente fortes e nós especulamos especificamente sobre uma oportunidade em vez de agir de forma puramente defensiva. Poderíamos ter parado cinco voltas antes para garantir posições, mas não queríamos apenas nos defender - queríamos aproveitar as oportunidades para chegar mais à frente. Essa atitude é importante para nós."
Ao mesmo tempo, Cowell vê potencial para testar desenvolvimentos que poderiam ter um impacto tanto a curto quanto a longo prazo: "Há tecnologias e conceitos que podemos introduzir nesta temporada e que também nos ajudarão em nosso desenvolvimento para 2026. Também estamos usando as corridas restantes como um campo de testes - não no sentido de um experimento, mas como uma preparação direcionada".
A Aston Martin está, portanto, se posicionando como uma das equipes que não está apenas antecipando o futuro da F1, mas moldando-o ativamente. O foco estratégico em 2026 é um sinal claro: se você quer estar na frente, precisa pensar hoje no dia depois de amanhã.
MAIOR ARREPENDIMENTO de Márquez: lição para MARTÍN? Chance de Bagnaia, ACOSTA 'na' Honda e pré-JEREZ
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Márquez DOMINA, Bagnaia MEDIANO, Martín QUEBRA COSTELAS e VIÑALES PUNIDO: o CAOS da MotoGP no Catar
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.