F1: Aston Martin nega conversas sobre aposentadoria de Alonso após 2026
Bicampeão entrará no último ano de seu contrato atual em 2026, quando F1 viverá revolução técnica com os novos carros e motores

Aos 44 anos, Fernando Alonso vem desafiando o que era visto como o convencional na Fórmula 1 nas últimas décadas, com raras carreiras que extrapolassem os 40 anos, que dirá chegar aos 45 ainda no grid. Com sua idade, é normal ouvirmos especulações sobre quando ele poderá pendurar o capacete, mas o chefe da Aston Martin, Andy Cowell, insiste que não há nenhuma conversa do espanhol sobre uma possível aposentadoria no fim de 2026.
Em 2026, quando completará 45 anos, Alonso estará no último ano de seu contrato com a equipe britânica. Ele já é o piloto mais experiente da história, com 419 GPs disputados, mas está a 218 consecutivos sem uma vitória. No momento, ele é o piloto mais velho a integrar o grid em quase 50 anos.
Com o momento vivido pela Aston Martin e a incerteza sobre onde a equipe britânica estará no início do novo regulamento, o espanhol vem pensando sobre seu futuro mas, em entrevista ao jornal espanhol AS, revelou que um carro ruim em 2026 poderia ter o efeito oposto, estimulando-o a continuar ainda mais.
"Sei que é minha última chance", disse Alonso sobre a nova era da F1 no próximo ano, com regulamentos de chassi e motor renovados. "Se o carro estiver fraco, talvez eu vá mais um ano só para terminar com uma nota positiva. Se o carro estiver forte, 2026 provavelmente será meu último ano".

Fernando Alonso, Aston Martin Racing
Foto de: Glenn Dunbar / LAT Images via Getty Images
Cowell, no entanto, esclareceu ao Motorsport.com que ainda não houve nenhuma conversa com o veterano espanhol dentro da equipe da Aston Martin.
"Não tive nenhuma conversa com ele sobre isso", disse Cowell. "Suas conversas comigo no ano passado foram todas focadas em 2026. Lance [Stroll] é exatamente o mesmo, o que resulta em uma dolorosa temporada de 2025, mas estamos colocando todo o nosso esforço e foco em 2026".
"Acho que Fernando está pensando no final de 2026 e no que fazer, mas estamos nos esforçando muito para garantir que estejamos no melhor lugar possível para 2026, 2027 e além. Fernando mostrou que é um competidor fenomenal. A idade não parece ser um problema para ele. Sua idade parece ser um ponto forte!".
BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.