F1: Aston Martin prevê conclusão de novo túnel de vento para "meio de 2024"
Diretor técnico acredita que carro de 2025 será o primeiro beneficiado pelo túnel de vento
Lawrence Stroll está investindo pesado para levar a Aston Martin ao topo da Fórmula 1 nos próximos anos. Além da construção de uma nova sede com tecnologia de ponta, a equipe também se beneficiará de um novo túnel de vento. Mas este último levará mais um tempo até ficar pronto, com a previsão atual para o meio de 2024, tendo sua primeira contribuição com o carro de 2025.
Por outro lado, a fábrica deve ficar pronta ainda no primeiro semestre do próximo ano. No momento, a Aston usa o túnel da Mercedes em Brackley, e os trabalhos iniciais no AMR25 (carro de 2025) ainda acontecerão lá, antes da troca para a instalação própria, segundo o diretor técnico Dan Fallows.
"O objetivo para o túnel de vento é estar funcional no meio de 2024. Esperamos que ele possa contribuir para o carro de 2025. Acho que, dependendo de como seguirá a construção, esse será o primeiro carro impactado pelo novo túnel".
"Sobre a fábrica, ela fica pronta no próximo ano em vários estágios, então esperamos que os carros já se beneficiem disso".
Aston Martin Silverstone factory rendering
Photo by: Aston Martin Racing
Fallows destacou que a troca para um novo túnel não é algo feito de uma hora para outra, com a equipe esperando a correlação total para iniciar o uso.
"Inevitavelmente, quando você constrói um túnel, é preciso passar por um processo de comissionamento. E isso tem como objetivo determinar se ele te dará os números que você espera ver. Por sorte, usamos o túnel da Mercedes, que é de altíssima qualidade, então precisamos de um que nos dê números consistentes com esse".
Fallows reforça que um túnel de ponta será um grande passo adiante para a equipe.
"Não há dúvida de que será algo de primeiro mundo, e ter acesso irrestrito a ele é muito importante. Enquanto formos melhorando e nossa cota de testes aerodinâmicos vai caindo [segundo o regulamento técnico], não passaremos tanto tempo no túnel, mas ter um próprio significa que você pode fazer outros testes, o que é importante, e é algo que não podemos fazer agora".
Veja teaser da série documental sobre Bernie Ecclestone
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.