F1: Audi inicia processo de compra de ações da Sauber para entrada em 2026
Rumores apontam que montadora alemã deve fazer aquisição das ações em partes até 2025

A Audi deu um importante passo no processo de entrada na Fórmula 1 em 2026. A montadora alemã e o Grupo Sauber anunciaram nesta segunda-feira (29), que a marca iniciou o processo de compra das ações da equipe.
Desde agosto do ano passado já temos conhecimento dos planos da Audi, que entrará como fornecedora de motores tendo também uma equipe oficial. O acordo da montadora foi fechada com a Sauber, hoje Alfa Romeo. A equipe suíça revelou que a Audi compraria parte das ações ao longo dos três anos seguintes, até 2026.
Agora, a Sauber confirmou que a montadora alemã deu início ao processo, comprando uma quantidade não especificada de ações do time suíço, algo que foi descrito pelo Grupo como "um passo importante" para a estreia da Audi na F1.
"O Grupo Sauber está feliz em anunciar que, como descrito em outubro do ano passado, a Audi adquiriu uma parcela minoritária de ações do Grupo em janeiro de 2023", diz o comunicado. "Isso é um passo importante a caminho da entrada da Audi na Fórmula 1, marcada para 2026, onde o Grupo Sauber será o parceiro estratégico da marca alemã".

Valtteri Bottas, Alfa Romeo C42
Photo by: Michael Potts / Motorsport Images
Enquanto a sede de Hinwil da Sauber servirá como uma base importante do programa da Audi na F1, devido à existência de um túnel de vento de última geração, a marca alemã também está construindo uma sede própria em Neuberg na Alemanha para o desenvolvimento do motor.
A fábrica de 3 mil metros quadrados contará com bancos de teste para o motor híbrido, sendo uma expansão da sede do antigo (e bem-sucedido) programa da Audi na classe LMP1 no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). A expectativa é que a obra seja concluída no começo de 2024.
Em 2023, a Sauber ainda operará sob o nome de Alfa Romeo, mas voltará a ser conhecida pelo seu nome original em 2024 e 2025 após o fim do acordo com a marca italiana. Antes da chegada da Audi em 2026, os carros do time suíço seguirão usando motores Ferrari.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.