F1: Audi 'mostra demais' e imagens revelam detalhes do carro de 2026
No palco, a Audi apresentou o R26 com um modelo de apresentação, praticamente idêntico ao divulgado no final de 2025
Mynt
Bitcoin e criptomoedas? Invista na Mynt.com.br, a plataforma cripto do BTG Pactual
A Audi se apresentou ao mundo da Fórmula 1 na terça-feira (20). No entanto, o evento tinha um grande ausente: o R26, que, aparentemente, não estava tão longe assim, já que imagens renderizadas apresentavam o modelo mais próximo do real, ao contrário do carro de apresentação que estava no palco.
O que foi mostrado no palco, na verdade, não era o R26 que correrá nas pistas, mas simplesmente o modelo projetado pela FOM e feito pela Momento, o parceiro da F1 encarregado de produzir os showcars destinadas às equipes e parceiros da categoria. Trata-se, aliás, do mesmo exemplar usado na apresentação do final de 2025, aquele que a Audi utilizou para mostrar o conceito da pintura que depois se tornou definitiva.
Uma surpresa amarga, especialmente considerando que o carro real já havia saído para a pista durante o dia de filmagens que aconteceu no dia 9 de janeiro e já estava programado há meses. Sendo uma fabricante estreante, a Audi havia planejado com bastante antecedência cada detalhe da primeira ignição e da montagem do carro, para garantir a possibilidade de rodar nas primeiras duas semanas do ano.
Livrea Audi F1 Team R26
Foto di: Christopher Otto
Uma oportunidade com um carro “de laboratório” que se revelou preciosa para permitir aos engenheiros coletar dados e verificar o funcionamento de todos os sistemas. Não por acaso, foram completados apenas cerca de 50 quilômetros, sem sequer aproveitar toda a distância permitida pelo regulamento.
No entanto, um detalhe não passou despercebido no lançamento de ontem à noite. No palco, de fato, havia um segundo carro, que ficou quase “escondido” porque era visível apenas no vídeo de apresentação projetado atrás da showcar. E o que mais chamou a atenção foi que aquela imagem renderizada parecia muito mais próximo do carro visto durante os testes.
Isso já se nota pelo esquema da suspensão, porque na dianteira aparece o push-rod visto no carro que saiu para a pista em Barcelona. Um esquema replicado também na traseira, com o objetivo das equipes de maximizar a área do difusor, que permanece generosamente dimensionado para contribuir significativamente para a geração de downforce.
Audi rendering
Mantendo-se na parte dianteira, embora se trate de uma renderização, há um elemento curioso, que é a posição dos dois atuadores da asa móvel.
Na Cadillac e em outras imagens, os vimos integrados em um único elemento colocado sob o nariz, uma solução que poderia, no entanto, introduzir algum mínimo distúrbio aerodinâmico no fluxo direcionado para o assoalho. No carro da Racing Bulls que saiu para a pista em Imola, o sistema foi dividido em dois atuadores posicionados no plano principal da asa, de onde se conectam ao primeiro flap.
Na imagem da Audi, a solução permanece dividida, mas os dois atuadores estão presos diretamente aos lados internos das placas finais, em uma posição bastante elevada, para depois se conectarem ao primeiro flap por meio de um elemento muito fino. O bico também é diferente, não se projetando tanto quanto o do modelo de apresentação e apresenta pilares de suporte que não se estendem por toda a extensão do plano principal da asa, lembrando algo semelhante à asa vista em Barcelona.
Mudando o foco para a parte central do monoposto, surgem soluções que lembram de perto os designs vistos na Espanha. Por exemplo, as entradas de ar laterais apresentam uma viseira superior mais proeminente e posicionada à frente em comparação com a inferior. Além disso, o perfil lateral superior segue uma curva suave, subindo antes de descer novamente em direção à traseira, enquanto a seção inferior parece mais esculpida.
Audi rendering
A renderização também apresenta um elemento já visto em outros monopostos que já foram testados na pista, ou seja, o gancho de suporte para a 'barbatana' lateral localizado logo atrás das rodas dianteiras, uma solução permitida pelo regulamento e projetada para suportar componentes em uma área sujeita a muitas vibrações.
É difícil imaginar que os designs mostrados na imagem sejam os definitivas do R26, já que o carro evoluirá nos testes e continuará a fazê-lo nas primeiras corridas. Mas em uma noite em que no palco apareceu apenas um modelo de apresentação, aquela renderização, como aconteceu com a Racing Bulls, parece se aproximar muito mais do monoposto realmente saído para a pista durante o dia de filmagem.
Audi INCÓGNITA, Hamilton de ENGENHEIRO NOVO, Honda x Mercedes, MAX ZOA LAWSON e + BASTIDORES da RBR!
Ouça versão áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários