F1: Bortoleto aponta problemas de aderência em volta da classificação
Apesar de boas voltas nos treinos livres, Gabriel Bortoleto foi eliminado da classificação ainda no Q1; brasileiro cita falta de aderência em pneus na última volta da sessão
Gabriel Bortoleto largará em 16º no GP do México. O desempenho do brasileiro da Sauber na classificação acabou sendo uma surpresa para quem acompanhou os treinos livres, visto que Bortoleto ficou em P10, no TL3. Contudo, o brasileiro revelou em entrevista que houve problemas de aderência na última volta da classificação.
"[...] Tive um travamento [na primeira volta], mas depois fiz a segunda volta — uma volta decente. Mas a última volta com pneus macios foi simplesmente ruim. Não tenho nada a dizer; acho que fiquei de lado a volta toda. Não tive aderência traseira", comentou o Bortoleto para a imprensa internacional.
"Eu estava girando o carro demais e, sabe, sofrendo. Mas o ritmo estava lá nas duas primeiras voltas, então é por isso que estou bastante decepcionado. Acho que é diferente do fim de semana passado — estávamos exatamente na posição em que estávamos. Acho que neste fim de semana, no geral, poderíamos ter passado [para o Q2]", disse o brasileiro.
Apesar da eliminação precoce no Q1, Bortoleto disse estar bem com o carro. "Sinto que tinha confiança no carro, só não sei por que não conseguimos acertar". Porém, largando em P16, o brasileiro terá dificuldades em subir posições, já que o circuito do GP do México dificulta as ultrapassagens por conta da menor pressão atmosférica (afetando a eficiência do vácuo e do DRS).
Mariana Becker, jornalista da Band, questionou logo após a eliminação se adotar estratégia da Haas, que usou um pneu novo para cada tentativa, poderia ter funcionado. Bortoleto foi direto na resposta, dizendo que não mudaria.
"Não, porque a gente achava que a gente tinha ritmo pra ir com dois sets [de pneus]eu também acho que a gente tinha ritmo pra ir com dois sets. O Nico foi, eu andei na frente dele nas duas primeiras voltas. Acho que a gente normalmente adota 3 sets no primeiro quali quando a gente acha que a gente não consegue passar. No caso, a gente já acreditava que tinha a possibilidade, eu realmente acho que tinha, só que a última volta não foi boa e não deu pra encaixar tudo", concluiu Bortoleto.
MOLINA analisa MAX x McLARENs pelo título, projeta MÉXICO e avalia BORTOLETO / HAMILTON no fim de 25
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.