F1: Briatore avisou Alonso que Hamilton seria protegido na McLaren
Polêmico chefe de equipe pondera que o piloto espanhol foi prejudicado no time britânico pela presença do então novato na F1
Ex-chefe de Fernando Alonso na Renault, o dirigente Flavio Briatore alertou seu piloto de que Lewis Hamilton seria o preferido da McLaren, equipe para a qual o espanhol se transferiu em 2007, ano de estreia do britânico na Fórmula 1.
Ao podcast Beyond the Grid da F1, Briatore disse: "Ele foi para a McLaren e não fiquei feliz com isso porque não era como o Schumi para ir à Ferrari. Era o Fernando indo à McLaren, e para Fernando, a McLaren nunca foi um sonho”.
Leia também:
"Especialmente, eu disse a ele: tem o novo cara, e o novo cara era Lewis Hamilton, e o novo cara estava ‘no bolso’ de Ron Dennis, como você comigo! E eu prometo que você terá que brigar e o cara estará protegido por Ron Dennis".
O chefe de equipe italiano disse que o então bicampeão mundial estava ciente do desafio, mas achou que sua velocidade seria suficiente para superar qualquer batalha política interna na McLaren.
Questionado sobre como Alonso respondeu às suas preocupações, Briatore simulou: "Não, não, não. Eu sou mais rápido. Mas o ponto é que ninguém, incluindo Ron Dennis, entendeu quão rápido era Lewis Hamilton”.
"Porque, se Ron Dennis entendesse quão rápido era Hamilton, ele [não] gastaria a quantia que pagou a Fernando. Se eu sei em minha casa que tenho um piloto tão rápido, por que preciso de outro? Foi uma grande briga".
Briatore disse que, quando o relacionamento entre Ron Dennis e Alonso entrou em colapso em 2007, ele optou por não interferir. Além de ex-chefe do espanhol na Renault, o italiano também era empresário do bicampeão mundial.
"Eu estava apenas assistindo. Depois de duas corridas, quando você via as trocas de pneus, era feita primeiro para Hamilton e depois para Alonso. Já foi o suficiente, porque eu conhecia o Fernando..."
Alonso está de olho no retorno à F1, e Briatore não duvida que o bicampeão possa ter sucesso se tiver a chance de ocupar uma boa vaga em 2021: "100%. Ele é um Rottweiler, 100%. Muitos contratos expiram e pilotos vão e vêm, então veremos”.
"Gostaria de ver Fernando em um time que tem pelo menos 50% de possibilidade de começar a corrida para vencer. [Mas] não são tantas [equipes]. Você tem Mercedes, você tem Ferrari e você tem Red Bull".
Renault, McLaren, Ferrari e mais: relembre todos os carros de Fernando Alonso na F1
VÍDEO: Top-5 de corridas mais geniais de pilotos na F1, por Felipe Motta
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
F1 - Binotto sobre objetivos da Audi: Lutar por vitórias em três anos e pelo título até 2030
ANÁLISE: O dilema das novas regras que definirá a F1 2025
Como a McLaren enfrentou a desinformação, o barulho e as distrações para garantir o título na F1
F1 - Alonso mantém confiança mesmo com início difícil: "Newey não esqueceu como projetar um carro"
Por que as curvas de alta velocidade são “50 km/h mais lentas” com os carros de F1 de 2026?
F1: Apesar de início difícil, Aston Martin vê "potencial" no carro de 2026
ANÁLISE F1: Como cada equipe se saiu na pré-temporada do Bahrein
F1: McLaren comemora largada "sensata" após testes da FIA
F1 - Piastri alerta: Largada ruim em 2026 pode custar até sete posições
Últimas notícias
Reales encara novos desafios com jornada dupla em 2026 na Porsche Cup
Comparatto encerra etapa de Valência da Porsche Cup Southern Europe na sexta posição
Análise Técnica: Ferrari foca na eficiência em vez da carga aerodinâmica na F1 2026
ANÁLISE F1: Como cada equipe se saiu na pré-temporada do Bahrein
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Principais comentários