F1: Briatore dá veredito sobre futuro de Schumacher na Alpine
Chefe da equipe deu detalhes sobre a segunda vaga do time e afirmou que opções permanecem em aberto

Flavio Briatore, Executive Advisor, Alpine
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
A Alpine renovou o contrato de Pierre Gasly e o francês está garantido na equipe de Fórmula 1 até 2028. No entanto, a segunda vaga do time, que esse ano já foi ocupada por Jack Doohan e atualmente pertence a Franco Colapinto, ainda está em aberto segundo Flavio Briatore.
Para o chefe de equipe, a "prioridade número um" era garantir a permanência de Gasly, o que foi alcançado. No ano que vem, a F1 passará por uma grande mudança de regulamento e a equipe francesa utilizará motores Mercedes, sendo importante que exista algum tipo de continuidade dentro do time. Porém, a segunda vaga também precisa de um piloto e Franco Colapinto não tem impressionado.
"Talvez eu devesse contratar um piloto de Fórmula E? Mas, falando sério, continuamos abertos a isso. Os dois pilotos com experiência estão indo para a Cadillac. Vamos ver como nossos jovens pilotos se saem no resto da temporada. Temos Colapinto, temos (Paul) Aron e também vamos testar novamente com (Jack) Doohan", falou em entrevista ao Auto Motor und Sport.
"Doohan teve muitos acidentes. Colapinto também foi decepcionante no início. Achamos que ele se sairia melhor", admitiu Briatore. "Agora está lentamente ganhando força. conhece melhor o carro e se sente mais confortável".
O veterano italiano ainda comentou sobre a pressão imposta sobre novatos, que acaba atrapalhando o desempenho dos jovens pilotos: "Em retrospecto, subestimamos a pressão a que esses jovens pilotos estão expostos. A Alpine é uma equipe de fábrica. A pressão é ainda maior. Multiplica-se numa época difícil. Os novatos têm mais facilidade em uma equipe pequena. Olhe para (Isack) Hadjar e (Gabriel) Bortoleto".
Anunciados na Cadillac, Briatore também falou sobre as negociações (ou falta delas) com Valtteri Bottas e Sergio Pérez. O chefe da Alpine disse que "nunca falou com Bottas sobre 2026" e acredita que os rumores ligando o finlandês ao time de Enstone podem até mesmo tê-lo ajudado a fechar o contato com a equipe americana.
Por outro lado, Pérez procurou ativamente Briatore: "Pérez me ligou. Me perguntou quais eram nossos planos, mas ao mesmo tempo me disse que estava perto de chegar a um acordo com a Cadillac. Eu não pude oferecer nada a ele na época".
Diante deste cenário, o nome de Mick Schumacher poderia ganhar destaque. O alemão pilota pela Alpine no WEC e já esteve na F1 como titular da Haas e como reserva da Mercedes, no entanto, Briatore descarta essa opção: "Ele não está na nossa lista".
DIOGO vice-líder! MARC 1º, Bezzecchi 2º: HEPTA no Japão? ÁLEX NA VAGA DE PECCO? Preços GP Brasil. MX
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.