F1: Cadillac e Alpine têm carros de 2026 aprovados no teste de colisão
Equipe americana tem seu primeiro carro aprovado pela FIA para ir à pista na próxima temporada
A Cadillac deu um passo importante a caminho de sua estreia como a 11ª equipe do grid da Fórmula 1: seu carro foi aprovado no teste de colisão para a temporada 2026, confirmando que os trabalhos da marca norte-americana seguem dentro do prazo.
Em entrevista ao The Race, o chefe da equipe, Graeme Lowdon, anunciou que o monoposto em conformidade com os regulamentos de 2026 já havia passado nos testes de colisão obrigatórios da FIA para toda a seção traseira e o próprio monocoque. Um "passo importante", embora começar do zero coloque uma pressão óbvia em um projeto que precisa ser estruturado em todos os níveis.
"Acho que o grupo de design da Cadillac pode se orgulhar muito disso", disse Lowdon. "Se você observar os desafios de design dos novos regulamentos, com o peso do carro significativamente reduzido, esses testes se tornam comparativamente mais exigentes, já que o objetivo é reduzir o peso total do carro".
"Para qualquer equipe, conseguir passar nesses testes é um marco importante. Para nós, isso é especialmente verdadeiro, pois não temos muitos anos de experiência coletiva no projeto desses componentes".
Graeme Lowdon, chefe da equipe Cadillac F1.
Foto de: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images
Quando o projeto ainda era liderado pela Andretti, que mais tarde ficou sob o guarda-chuva da TWG Motorsports, um modelo inicial foi testado no túnel de vento de Colônia em 2024, mas tendo como base o ciclo regulatório anterior. Em maio passado, os primeiros testes de colisão foram realizados em um protótipo de 2026, mas ele excedeu em muito as metas de peso.
Inevitavelmente, o trabalho para a Cadillac tem sido colossal, além de ter que preparar sua equipe de corrida para a parte operacional, com testes recentes em Imola graças ao apoio da Ferrari.
Enquanto Sergio Pérez, que está livre de qualquer contrato, pôde começar a trabalhar com sua nova equipe mais cedo, Valtteri Bottas visitou as instalações de Silverstone para moldar seu assento na semana passada.
O monoposto americano, cujo nome ainda é desconhecido, deve entrar na pista para os primeiros testes de shakedown no final de janeiro, em Barcelona. Sua pintura será revelada alguns dias depois , durante o Super Bowl.
Alpine também foi aprovada nos testes de colisão
O futuro Alpine também foi submetido a testes de colisão.
Foto de: Erik Junius
Em 2026, o primeiro carro de F1 da Cadillac será equipado com a unidade de potência da Ferrari, outra equipe que anunciou publicamente que foi aprovada nos testes de colisão no início deste mês. Esse também é o caso da Alpine, já que o carro projetado em Enstone, que agora receberá uma unidade de potência Mercedes como cliente, também atendeu a esses requisitos.
"Acho que fizemos tudo o que precisávamos fazer", disse o chefe da equipe, Steve Nielsen. "O chassi passou nos testes de colisão, é mais leve, mais forte, tem boa aparência... mas todas as equipes que constroem um carro novo dirão que ele é bom. O que realmente toma a decisão, como todos vocês sabem, é o que acontece na pista".
NIC GIAFFONE avalia novatos da F1 e LUCAS MORAES revela bastidores da conquista do Mundial de rally
Ouça versão áudio do Podcast
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.