Recomendado para você

F1: Cadillac já testou carro em simulador e se 'arma' com contratações para 2026

Agora, a equipe fará um teste com monoposto anterior da Ferrari para gerar mais dados

Simulador de Cadillac em Charlotte

Faltam pouco menos de cinco meses para a estreia da Cadillac na Fórmula 1. Essa história será escrita do zero, com pessoal, instalações e ideias que serão transformadas em uma equipe que tem o objetivo de levar o sonho americano para a pista.

Leia também:

Essa é uma rara oportunidade de começar sem carregar nenhuma história, sem restrições e criar autonomia sobre seu futuro. No entanto, essa 'liberdade' vem acompanhada de desafios organizacionais exigentes e necessidades de criar do zero uma estrutura capaz de levar o carro para a pista.

Uma liberdade que, no entanto, vem acompanhada de desafios organizacionais exigentes e da necessidade de criar do zero uma estrutura capaz de levar o monoposto para a pista.

Nos bastidores, o relógio está correndo e, como um lembrete de quão próxima está a estreia, duas contagens regressivas estão acontecendo na fábrica em Silverstone. A primeira marca a espera pela primeira vez que o carro será ligado, definida em uma data hipotética que a equipe, no entanto, não quer perder.

O segundo marca os dias até a primeira corrida em Melbourne: não haverá segundas chances lá, porque naquele momento a pista falará por si só. 

Cadillac Formula 1 Team Simulazione di un weekend di gara in preparazione al 2026

Equipe Cadillac de Fórmula 1 Simulação de um fim de semana de corrida em preparação para 2026

Foto de: Cadillac Communications

Enquanto isso, o trabalho de preparação é dividido entre dois centros principais: a sede dos Estados Unidos em Charlotte, o coração das operações da General Motors e um ponto de referência enquanto se aguarda a conclusão da nova base em Fisher, e a instalação britânica em Silverstone, já iniciada pela Andretti e agora sob o controle da Cadillac, que servirá como sede operacional na Europa.

É justamente entre essas duas instalações que se divide o trabalho de preparação para a próxima temporada, com simuladores copiando situações reais de pista e de todo um fim de semana normal de corrida.  Um caminho de refinamento que, após o anúncio da formação oficial para 2026, também começou a envolver diretamente os pilotos.

Sergio Pérez já visitou a sede dos EUA em Charlotte, onde pôde experimentar o simulador da equipe. Curiosamente, é a mesma configuração usada na Fórmula Indy: a estrutura de movimento inferior permaneceu quase inalterada, enquanto a parte superior foi adaptada com um chassi no formato de um monoposto de F1, em vez dos típicos da Fórmula Indy.

La stanza della sede di Charlotte da cui si segue il lavoro al simulatore e che ha agito da garage remoto nei weekend di gara simulati

A sala na sede de Charlotte, de onde o trabalho do simulador é acompanhado e que funcionou como uma garagem remota durante os finais de semana de corrida simulados

Foto de: Cadillac Communications

Após a visita às instalações nos EUA, o mexicano também viajou para Silverstone, que está destinada a se tornar a sede operacional e logística da equipe, bem como um 'ímã' para novos engenheiros para aumentar a força de trabalho.

O trabalho no simulador foi inestimável não apenas para testar as ferramentas com as quais a equipe está desenvolvendo o monoposto de 2026, onde os processos de um fim de semana inteiro de corrida são replicados, mas também para permitir que Pérez recupere a confiança com um monoposto (embora virtual) na F1.

Conforme antecipado pelo Motorsport.com, espera-se que o mexicano participe de um teste TPC (Teste de Carro Anterior) ao volante da Ferrari SF-23. Uma escolha que se tornou necessária pelo fato de a Cadillac não ter carros históricos para usar e favorecida pelo acordo assinado com a Ferrari para o fornecimento de motores a partir de 2026.

Uma oportunidade preciosa de rodar quilômetros e colocar a condição física à prova, porque um ano longe das corridas, por mais que seja sustentado por treinamento constante, ainda deixa sua marca. O que mais sofre é o pescoço, que não está mais acostumado com as tensões extremas impostas por um carro de F1.

La sede Cadillac di Silverstone

A sede da Cadillac em Silverstone

Foto de: Cadillac Communications

Ao lado de Pérez em 2026 estará Valtteri Bottas. A equipe já deixou claro que, apesar de manter o papel de piloto reserva da Mercedes até o final do ano, o finlandês terá janelas dedicadas em que poderá se concentrar inteiramente no desenvolvimento do Cadillac.

Esses momentos são importantes não apenas para o crescimento técnico do carro, mas também para a evolução do software interno: cada sessão no simulador gera dados preciosos, que são arquivados e usados para treinar algoritmos capazes de fornecer previsões e cenários cada vez mais precisos.

Recentemente, Adam Baker foi contratado oficialmente pela equipe e assumirá o cargo de diretor de operações do departamento de motores. Ele deixa seu papel anterior na Audi Formula Racing para a nova aventura.

Quando a equipe estiver realmente na pista, a complexidade aumentará, mas o trabalho feito até agora estabelecerá as bases para os engenheiros e estrategistas. A Cadillac está construindo um "campeonato paralelo" longe dos holofotes, onde cada procedimento é testado e cada contingência é simulada.

O objetivo é apresentar-se em Melbourne não como um novato inexperiente, mas como uma equipe que já aprendeu a viver, pelo menos de forma virtual, com as pressões, decisões rápidas e emoções de um autêntico GP.

MAX CAMPEÃO ou VICE em '25? McLAREN deve PRIORIZAR PIASTRI? Ferrari, BORTOLETO e + | Com FELIPE BAPTISTA, piloto da Stock Car

Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: O que McLaren precisa para ser campeã em Singapura?
Próximo artigo GP de Singapura de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Marina Bay, com F1 Academy

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros