F1: Cadillac oficializa Zhou Guanyu como piloto reserva para 2026
Colton Herta, que dividirá o papel com o chinês, ainda não tem pontos o suficiente na superlicença
Há alguns dias, a Ferrari confirmou que estava terminando sua parceria com Zhou Guanyu na Fórmula 1. Na sequência, surgiram rumores de que o piloto chinês poderia ter assinado com a Cadillac, para assumir o mesmo papel que tinha em Maranello. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (5).
O piloto chinês chega à nova equipe, a 11ª no Campeonato Mundial, que fará sua estreia na categoria dentro de algumas semanas em testes a portas fechadas em Montmeló, em Barcelona.
O piloto de 26 anos desempenhou a mesma função na Ferrari na última temporada, mas não teve a oportunidade de estrear em um fim de semana de corrida com o traje vermelho.
Agora, Zhou estará ao lado dos dois pilotos titulares, Valtteri Bottas e Sergio Pérez, que retornaram à F1 depois de uma temporada assistindo às corridas de seus colegas. Pérez não exerceu nenhum papel ativo em nenhuma equipe, enquanto Bottas acompanhou a Mercedes ao redor do mundo.
A equipe também inclui Simon Pagenaud e Pietro Fittipaldi, ambos pilotos de teste de simulador, bem como Colton Herta, o terceiro piloto da Cadillac, que, no entanto, correrá na Fórmula 2 em 2026 para ganhar pontos de superlicença: no momento, o piloto americano ainda não conseguiu isso e não poderia tomar o lugar de Pérez ou Bottas caso eles não estivessem disponíveis.
"Estou muito feliz por me juntar à equipe Cadillac como piloto reserva antes de sua estreia na F1", disse Zhou, que marcou 16 pontos em seus três anos na categoria.
"Este é um dos maiores e mais empolgantes projetos que este esporte já viu. Trabalhei com Graeme e Valtteri por muitos anos em várias funções, portanto, entrar para a equipe é como reencontrar minha família".
"Com minha experiência recente na pista e no desenvolvimento de carros fora da pista, sei que posso agregar um enorme valor à equipe e estou ansioso para apoiá-los da melhor maneira possível".
"Nosso processo de seleção de um piloto reserva foi tão minucioso quanto a busca por nossos pilotos titulares", disse Lowdon, que anteriormente foi chefe das equipes de F1 Virgin (2010-11) e Marussia (2012-15), agora fechadas.
"Queríamos um candidato que tivesse experiência recente de pilotagem na F1, estivesse pronto para trabalhar duro como parte de uma equipe e entendesse os desafios de desenvolver um carro durante a temporada".
"Zhou é perfeito para essa função. Ele será um grande trunfo para nós nas corridas de 2026 e estamos ansiosos para que ele se torne parte integrante da nossa equipe".
HAMILTON perdido? Red Bull? MCLAREN? Os PIORES DO ANO na F1 2025! | PODCAST MOTORSPORT.COM
Ouça versão áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários