F1: Carro de 2026 "não será tão natural" como o atual, prevê Albon
Categoria passa por mudança significativa na aerodinâmica e unidades de potência a partir deste ano
Alexander Albon, Williams
Foto de: James Sutton / LAT Images via Getty Images
A Fórmula 1 passa por uma das maiores mudanças de regulamento de sua história, com alterações significativas na aerodinâmica e nas unidades de potência. A partir de 2026, a geração de energia será dividida de forma equilibrada entre o motor a combustão e o sistema elétrico, com proporção de 50% para cada.
Essa mudança exigirá que os pilotos reavaliem algumas escolhas na pista, pois precisarão se concentrar ainda mais na gestão e uso de energia, especialmente em disputas individuais. Segundo Alex Albon, piloto da Williams presente no grid da F1 desde 2019, os carros do novo regulamento não serão "naturais" como os anteriores.
"Eu diria que não será tão natural. Na minha cabeça, não é tão ruim assim", disse o piloto à mídia. O britânico ainda elogiou o ciclo regulamentar de 2022-2025, que ficou conhecido como 'era do efeito solo' e chegou a ser criticada por outros pilotos, como Lewis Hamilton, Pierre Gasly e Oliver Bearman.
"Sinto que o bom com esses carros é que podemos levá-los ao limite, a 100%. Sim, há alguns elementos em que é mais fácil exagerar do que com a geração anterior, mas, em geral, não é um conjunto de regras ruim. À medida que os carros foram ficando cada vez melhores, a capacidade de se aproximar e de ultrapassar foi piorando, e isso era o principal motivo da mudança de regulamento", explicou Albon.
“Infelizmente, a F1, a tecnologia e a intuição acabaram superando algumas das ideias do regulamento. Para mim, isso nunca foi um problema. Talvez eu tenha tido uma abordagem diferente porque vi isso como uma oportunidade de voltar à F1 em 2022, então, naquele momento, pensei apenas: ‘Vou pilotar o que estiver disponível’", concluiu.
F1 2026 chegou! O que esperar do NOVO CARRO? MERCEDES favorita? Hamilton pressionado? BORTOLETO, GLOBO e +
Ouça versão áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários