F1: CEO da McLaren pede retorno do reabastecimento para evitar desclassificações
Zak Brown acredita essa volta poderia 'agitar' as estratégias
As mudanças nos regulamentos de 2026 da Fórmula 1 deixaram as ideias correrem livres, inclusive, Zak Brown, CEO da Mclaren, levantou a possibilidade de reintroduzir o reabastecimento durante a corrida para evitar novas desclassificações técnicas.
"Eu acho que, se voltássemos com o reabastecimento, seria muito legal", comentou Brown em entrevista ao talkSPORT. "Isso deixaria os pit stops mais interessantes e adicionaria uma grande dimensão estratégica".
O reabastecimento foi retirado da F1 após o fim da temporada de 2009, visando a segurança dos pilotos e mecânicos. A partir de 2010, os carros entram na pista com combustível o suficiente para toda corrida, o que aumenta o peso inicial e se torna um ponto de atenção para as equipes na hora de calcular as estratégias.
Vale lembrar que a própria McLaren teve uma desclassificação dupla no GP de Las Vegas, por conta do desgaste excessivo do assoalho. Outro momento que chama a atenção e traz força ao argumento é a desclassificação de Sebastian Vettel na Hungria em 2021, quando o carro do piloto não tinha combustível o suficiente para testes da FIA.
Além disso, o CEO da McLaren destaca que o reabastecimento pode ter um impacto na corrida e nas estratégias, já que as equipes teriam a possibilidade de escolher largar com menos ou mais combustível e isso traria um show mais dinâmico e "fascinante" para os fãs.
MOTOGP 2026: o BRASIL está de volta! O que esperar de MOREIRA, MÁRQUEZ, GP em Goiânia e mais!
Watch: MOTOGP 2026: o BRASIL está de volta! O que esperar de MOREIRA, MÁRQUEZ, GP em Goiânia e mais!
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários