F1: Chefe da McLaren explica dificuldades de Piastri no fim de semana dos EUA
Líder do campeonato tem tido ritmo muito ruim em comparação com o companheiro de equipe, o que, para Andrea Stella, pode ser justificado por alguns fatores
O chefe de equipe da McLaren na Fórmula 1, Andrea Stella, diz que "algumas características" explicam o ritmo atipicamente não competitivo de Oscar Piastri neste fim de semana no GP dos Estados Unidos.
Piastri ficou três décimos abaixo do companheiro de equipe, Lando Norris, no treino livre e nas duas sessões de classificação, marcando algumas de suas piores voltas da temporada em termos de ritmo de volta rápida.
O líder do campeonato lamentou a falta de confiança no carro devido à sua imprevisibilidade, o que Stella confirmou ao explicar que Piastri não fez seu progresso habitual durante o fim de semana: "Oscar ficou alguns décimos atrás de Lando em praticamente todas as sessões, enquanto na realidade estamos acostumados a ver um Oscar que se recupera e evolui ao longo do fim de semana. Portanto, se há algo que está faltando até agora é isso".
"Mas foi um evento um pouco desordenado, com a perda do sprint [devido à colisão na primeira volta] e, para Oscar, foi necessário encontrar um pouco de confiança, empurrando o carro quando você tem esse baixo nível de aderência, os solavancos, a temperatura quente e também muito vento", apontou o italiano. "Portanto, é preciso entrar em sintonia com o carro para entender o quanto você pode forçar".
"Houve um comentário interessante de Oscar, que foi repetido por Lando. Eles disseram: 'hoje o carro precisa ser pilotado no limite do travamento dos quatro pneus'. Por exemplo, se você pilota com muita calma porque não consegue lidar com uma rajada de vento ou porque quer ter uma abordagem prudente, não vai gerar tempo de volta, então precisa ir ao limite e precisará ter um certo ritmo e confiança", continuou.
"Isso é o que está faltando para o Oscar, mas quando a corrida é tão apertada, do ponto de vista da posição, alguns décimos podem custar cinco posições no grid. Acho que estamos vendo um pouco de ritmo para Oscar, mas também vemos as implicações de como o campo está apertado nesta fase da temporada", falou Stella.

Oscar Piastri, McLaren
Foto de: Jared C. Tilton/Getty Images
A luta de Piastri levou-o a uma modesta sexta posição no grid de largada de hoje. Essa é a segunda pior colocação em classificações do australiano, depois de Baku, quando ele bateu no Q3.
Ele marcou apenas 27 pontos desde o início de setembro, com os rivais pelo campeonato Norris e Verstappen com 39 e 76, respectivamente, ou seja, a disputa pelo título está cada vez mais apertada. Porém, Piastri refutou a ideia de que 'a maré estava virando a favor' do companheiro de equipe em termos de desempenho.
"Aqui tem sido uma luta para mim. Não sinto que cometi nenhum erro grave ou que, do ponto de vista da pilotagem, simplesmente não houve um clique", disse o australiano. "Não foi tanto por excesso, apenas não me senti confortável com o carro. Então, acho que essa foi a história deste fim de semana, mas não acho que tenha sido a dos últimos".
BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.