F1 - Colapinto revela apoio inesperado de Barrichello: "Estava muito nervoso"
Piloto argentino da Alpine revelou como o ex-Ferrari o apoiou em um dos momentos difíceis de sua carreira no automobilismo

Foto de: Rudy Carezzevoli / Getty Images
Franco Colapinto está em sua segunda passagem pela Fórmula 1 na temporada 2025, depois de substituir Logan Sargeant, da Williams, no ano passado e Jack Doohan, da Alpine, na atual campanha. No entanto, os desafios para chegar à categoria máxima do automobilismo são enormes, especialmente para um argentino, e Franco revelou que outro sul-americano o ajudou em sua trajetória nos esportes a motor: o ex-Ferrari Rubens Barrichello.
Entrevistado por Tom Clarkson no podcast oficial da F1 Beyond the Grid, Colapinto contou como se mudar da Argentina para correr de kart na Europa e nos Estados Unidos foi difícil, relembrando uma situação que passou no país norte-americano após bater em um rival na pista.
"Sim, foi muito complicado", começou. "Acho que como eu estava indo para os Estados Unidos, já era difícil. Eu estava sozinho. Mas pelo menos [estava] com algumas pessoas da Argentina, com mecânicos, pessoas que eu conhecia. Lembro-me de uma corrida nos Estados Unidos. Estávamos tendo um fim de semana complicado".
"Estávamos começando na parte de trás e depois tivemos um ritmo muito bom na corrida. E eu estava indo para a frente. Estava em terceiro. Estava tentando chegar ao segundo lugar. E estávamos fazendo algumas manobras muito boas. Tentei pegar o cara que estava em segundo, que era o cara que estava lutando pelo campeonato. Não fiz o campeonato inteiro. Mas eu estava indo para vencer. E bati nele. E esse foi meu erro, é claro. Mas foi uma boa corrida até então".
O piloto argentino disse que recebeu uma punição de mais de 30 colocações pela manobra agressiva, mas que Barrichello, que estava 'nas arquibancadas' para ver um dos filhos correrem, o apoiou, principalmente pela 'garra argentina' e por ver outro sul-americano lutando para evoluir no automobilismo.
"E Rubens Barrichello estava assistindo porque os meninos estavam lá na mesma corrida. E eu recebi uma penalidade de 35 posições. Eu tenho a foto do jornal. Foi tipo, como? Alguém me deu 35 colocações de penalidade".
"E o Rubens foi até a tenda depois da corrida. Foi a primeira vez que o encontrei. E ele disse algumas palavras muito legais e gentis: 'Eu sei como é difícil ser sul-americano. E eu passei pelas mesmas etapas. Mas nunca desista. Eu vi sua raça. E vi que você é muito talentoso. E com os culhões [garra] que você estava correndo, é claro que você é argentino'".
Franco revelou que o apoio de Barrichello o surpreendeu, principalmente por ter visto as gravações das corridas do piloto brasileiro quando era mais novo: "E foi um momento que ficou em minha mente. E as coisas que ele disse em particular foram como se eu estivesse um pouco em choque. Porque eu costumava assistir às filmagens das corridas antigas dele".
"E a equipe pensou:'OK, ele provavelmente vem ver o chefe ou algo assim. Ele o conhece'. E ele veio até mim. E ele disse, tipo, olá, hola. E sim, eu estava muito nervoso. Mas foi um momento agradável. E guardo essa lembrança em minha mente. Porque acho que foi o momento que me fez perceber, 'OK, vamos continuar'. E talvez eu possa realmente conseguir".
Questionado se, depois desse momento, Barrichello virou uma inspiração para ele, Colapinto afirmou que sim e que as palavras de Rubens o fizeram superar a punição.
"Sim, sim. Eu diria que sim. E também foi um momento muito complicado. Porque não foi depois de uma vitória. Foi depois de estar no pódio e ser quase desclassificado ou ganhar mais 30 posições".
"Então, pode-se dizer que foi um pouco de inspiração. E em um momento complicado e em um momento em que você está no chão e no fundo do poço, você recebe algo assim. E, de repente, você se anima. E você pensa: "OK, vamos para a próxima", concluiu.
MAX CAMPEÃO ou VICE em '25? McLAREN deve PRIORIZAR PIASTRI? Ferrari, BORTOLETO e + | Com FELIPE BAPTISTA, piloto da Stock Car
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.