Fórmula 1 GP do Bahrein

F1: Como agressividade da Haas garantiu GP do Bahrein com dois carros pontuando

Chefe da equipe, Ayao Komatsu, explicou como Esteban Ocon e Oliver Bearman conseguiram fazer uma corrida de recuperação em Sakhir

Esteban Ocon, Haas F1 Team, Oliver Bearman, Haas F1 Team

Esteban Ocon, Haas F1 Team, Oliver Bearman, Haas F1 Team

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Enquanto o GP do Japão de Fórmula 1, na semana anterior, foi praticamente uma corrida de classificação, a prova no Bahrein — com alto nível de desgaste dos pneus — proporcionou um cenário melhor e, com isso, mais oportunidades para as equipes do pelotão intermediário brilharem.

E isso veio em boa hora, já que a Haas começou em desvantagem, com Esteban Ocon batendo no Q2 e não conseguindo largar melhor do que em 14º, enquanto seu companheiro de equipe, Oliver Bearman, enfrentou dificuldades com travamento das rodas dianteiras, perdendo confiança na volta rápida e largando da última posição no grid.

Leia também:

Mas a Haas foi agressiva na estratégia. Usando o poderoso undercut, Ocon parou já na volta 8 para colocar pneus médios, o que o permitiu subir para o top 10, superando nomes como Jack Doohan, Yuki Tsunoda e até Max Verstappen, segurando facilmente o holandês, que tinha dificuldades com os pneus duros.

Mas a parada precoce de Ocon significou um preço a pagar mais tarde, com uma nova parada na volta 27 para colocar pneus duros, que ele precisaria administrar até o fim da corrida. A entrada do safety car, permitindo que os rivais parassem e voltassem mais próximos, também não ajudou.

“Com o Esteban, o problema foi que estávamos com o pneu duro”, disse Ayao Komatsu ao Motorsport.com. “Isso ia ser complicado, mas não podíamos parar durante o safety car, de jeito nenhum. Então, só nos restava fazer funcionar. Um médio ou macio teria sido melhor naquele ponto, com certeza. Mas já havíamos tomado a decisão, então não adiantava lamentar. Só tínhamos que dar o nosso melhor.”

Embora não tenha conseguido manter Verstappen (com médios) atrás, Ocon se esforçou para terminar em oitavo e somar quatro pontos. No outro carro, Bearman teve um início brilhante, saltando para 15º logo na largada e depois superou Fernando Alonso, que estava com pneus médios.

Bearman ainda teve que parar quando o safety car entrou na volta 32, colocando pneus macios para um último stint agressivo da corrida, em que passou pela Williams debilitada de Carlos Sainz e por Doohan, garantindo o último ponto disponível.

A chegada com pontos duplos elevou a Haas para o quinto lugar no campeonato, com 20 pontos — o que deixou Komatsu sem palavras.

“Foi um esforço de equipe completo”, disse ele, sorridente. “Tirando o safety car, que não podemos controlar, colocamos os pneus certos no momento certo e fizemos o undercut nos adversários. Tudo foi incrível. E o Ollie, marcando pontos saindo de P20, foi incrível. Estou sem palavras. Sempre acreditei que poderíamos fazer isso acontecer. Só tínhamos que executar, é isso.”

Komatsu ficou especialmente feliz por Bearman, que marcou pontos pelo terceiro fim de semana consecutivo, após um começo de temporada atípico e confuso na Austrália. “Sim, mas esse é o Ollie que conhecemos”, disse ele. “É o Ollie que eu esperava. Ele é um cara incrível. Não é só talento, é toda a ética de trabalho e tudo mais. Ele é uma pessoa maravilhosa de se ter por perto.”

O chefe japonês alertou, no entanto, que apesar das mudanças no assoalho feitas para o Japão, a Haas ainda não resolveu completamente os problemas de oscilações aerodinâmicas que surgiram em Melbourne — e que foram menos impactantes no Bahrein.

“Não vimos o problema aerodinâmico fundamental aqui nos testes de pré-temporada”, explicou. “Até agora, Melbourne foi, de longe, a pior pista. Depois melhoramos o carro para Suzuka e aqui ainda tivemos alguns problemas, mas conseguimos essa performance. Foi simplesmente incrível estar disputando com Mercedes e Red Bull. São equipes campeãs. Ainda estou assimilando isso.”

Márquez DOMINA, Bagnaia MEDIANO, Martín QUEBRA COSTELAS e VIÑALES PUNIDO: o CAOS da MotoGP no Catar

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Márquez DOMINA, Bagnaia MEDIANO, Martín QUEBRA COSTELAS e VIÑALES PUNIDO: o CAOS da MotoGP no Catar

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Filip Cleeren
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: Novo circuito na Arábia Saudita só sediará corridas após 2027, diz autoridade

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros