F1: Como Audi 'convence' Bortoleto sobre sucesso de projeto de 2026
Brasileiro defende que montadora está "comprometida" a mudar situação da equipe

Foto de: Audi Communications Motorsport
Gabriel Bortoleto conquistou seus primeiros pontos na Fórmula 1 e um fim de semana depois, a Sauber assistiu Nico Hulkenberg subir ao pódio pela primeira vez na carreira. Esses são passos importantes para uma equipe que planeja dar a volta por cima na próxima temporada com a chegada da Audi.
O pódio foi completamente inesperado, inclusive a equipe nem tinha nenhuma comemoração preparada e foram presenteados pela Aston Martin e Mercedes com champanhe. Mas tudo aconteceu depois de uma corrida completamente 'maluca', marcada por diversas bandeiras amarelas, Safety Car na pista e abandonos.
Para Bortoleto, é difícil imaginar a Sauber voltando ao pódio até o fim da temporada, mas ele está convencido de que ele e Hulkenberg se apresentarão mais vezes na zona de pontuação e começarão a ganhar mais destaque no fim de semana.
"É difícil dizer que conseguiremos outros pódios, não acho que seja realista. É possível, nunca é impossível, mas precisaríamos ter uma 'corrida maluca'", disse em entrevista à Autosport, site irmão do Motorsport.com.
"Nós não temos ritmo para estar lá [no pódio] e essa é a realidade, mas temos o ritmo para estar lá caso algo incomum aconteça, como a corrida em Silverstone, mas [conquistar] pontos é algo muito possível para nós hoje".
O sentimento de correr em Interlagos
Bortoleto voltou a representar o Brasil depois da saída de Felipe Massa do grid da F1 e isso agitou o público brasileiro com a categoria. Sendo o primeiro ano do piloto, é claro que correr em casa se torna um sonho, principalmente quando seu traçado é Interlagos.
Gabriel lembrou que deixou o país quando era muito jovem para seguir o sonho de se tornar piloto de F1 e, por isso, nunca teve a oportunidade de competir em Interlagos, mas está animado para o que o público planeja para a etapa deste ano.
"Eu preciso fazer alguns testes [no simulador] em Interlagos, quer dizer, eu nasci lá, mas saí do Brasil muito cedo para seguir o sonho de me tornar piloto de F1 que eu nunca pilotei no traçado".
Como a Audi o 'convenceu' do projeto de 2026
Em 2026, a Audi assume o lugar da Sauber no grid da F1 e, apesar deles ainda não terem entrado de fato, algumas modificações já estão sendo feitas e grande parte das atualizações da equipe já foram produzidas pelos alemães.
Bortoleto contou que a integração já está acontecendo desde o início da temporada e que, mesmo que o nome ainda seja da Sauber, o comprometimento e o trabalho já tem muito das características da Audi.
"A Audi está fazendo um ótimo trabalho e eles já são parte da equipe, então todas as atualizações que nós temos já foi feita pela Audi, o nome ainda não mudou, mas eles são os donos. Mas eu vejo que eles estão muito comprometidos com o projeto, eles querem mostrar ao mundo que eles são os melhores".
"Eu estou comprometido com o projeto, eles estão comprometidos com o projeto, então nós queremos escrever a história juntos", finalizou.
HULK brilha: SAUBER SURPRESA do ano? E Bortoleto? PIASTRI TREMEU vs LANDO? Hamilton e + | Ivan Bruno
Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com #342:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.