F1: Como funcionará novo sistema de classificação em 2026?
Ao invés de termos 20 carros na pista, a partir desta temporada, teremos 22
Foto de: Andrew Ferraro / LAT Images via Getty Images
As regras da Fórmula 1 não vão mudar apenas nos carros, mas também na classificação para as corridas, isso porque agora a categoria conta com 22 carros e 11 equipes.
Com a entrada da Cadillac no grid, algumas coisas precisaram ser repensadas para não prejudicar nenhum carro ou piloto, principalmente durante a classificação, que pode definir muito sobre a corrida.
Sobre a questão de tempo para cada rodada, o atual sistema será mantido. O Q1 segue com seus 18 minutos, Q2 com 15 e, os últimos dez carros no Q3 com 12 minutos. Em finais de semana com corridas sprint, o formato também segue o mesmo.
O que muda, de fato, é o número de carros eliminado a cada etapa. Até 2025, os cinco pilotos mais lentos eram eliminados no Q1, depois mais cinco no Q2, para chegar ao Q3 com 10 carros na pista.
A partir de 2026, serão seis carros que retornam aos boxes nas últimas posições no Q1 e Q2, sendo assim, o Q3 segue normalmente com dez postulantes à pole. O sistema para a sprint segue o mesmo conceito.
F1 2026 chegou! O que esperar do NOVO CARRO? MERCEDES favorita? Hamilton pressionado? BORTOLETO, GLOBO e +
Ouça versão áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.