F1: Como os 'sócios' Bortoleto e Alonso encaram possíveis duelos em 2025

Agenciado pelo piloto espanhol, brasileiro agora corre 'contra' o mentor

Fernando Alonso, Aston Martin Racing

Fernando Alonso está em sua 22ª temporada na Fórmula 1 e ainda vive experiências inéditas, enfrentando pilotos de diferentes gerações. Dentre os seis novatos no grid de 2025, está seu protegido oficial: Gabriel Bortoleto, da Sauber.

Leia também:

Desde 2023, Bortoleto é cliente da empresa de gestão de pilotos do espanhol, a A14, administrada por Albert Resclosa Coll e Alberto Fernandez Albilares, junto com o bicampeão mundial. 

Ao colocar Bortoleto no grid da F1, a A14 tem um de seus clientes competindo diretamente contra seu fundador no maior palco do automobilismo, uma situação única na era moderna da competição. 

Por isso, o Motorsport.com perguntou a Alonso e Bortoleto como isso vai funcionar caso se encontrem na pista em 2025. 

“Eu acho que existem regras bem claras: eu preciso ficar à frente! Essa é a minha interpretação!”, brincou Alonso no último GP da China. 

“Brincadeiras à parte, é ótimo ver a carreira do Gabriel até agora. Na A14 nos sentimos extremamente orgulhosos da nossa relação com ele. Este ano será o primeiro em que ele não vai vencer [após Bortoleto conquistar os campeonatos de Fórmula 3 e Fórmula 2 em 2023 e 2024, como estreante em cada categoria], então talvez a gente tenha que aceitar isso.” 

Fernando Alonso, Aston Martin Racing

Fernando Alonso, Aston Martin Racing

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

“Mas faz parte da curva de aprendizado dele. Para mim, é um pouco diferente. Todos os conselhos e percepções que passei a ele nos últimos dois anos – agora é um pouco estranho, porque estou dando a ele o mesmo que dei até agora, tentando ajudá-lo com a experiência dos circuitos, como se preparar para os finais de semana de corrida, atividades de marketing, como gastar e economizar energia – todas essas coisas [agora na F1 comigo].” 

“Não acho que isso tenha afetado a performance de ninguém. No final, a gente depende muito das nossas equipes, nossos carros e pacotes.” 

“Não sinto que estou entregando algo mágico e alguém vai se beneficiar. Só estou tentando aplicar o bom senso e ajudá-lo a ter um bom desempenho quando ele coloca o capacete, que é a parte mais importante da Fórmula 1. Acho que está funcionando bem e vai continuar funcionando assim.” 

Antes do GP da Austrália, Bortoleto pediu conselhos a Alonso sobre como lidar com sua primeira experiência em uma corrida de F1 com tempo úmido. Ele também discutiu a estratégia de pneus com Max Verstappen, da Red Bull, durante o desfile dos pilotos em Melbourne. 

Alonso enfatizou que ele deveria pilotar buscando as partes secas que surgissem na pista. No fim, os dois acabaram se acidentando e Bortoleto brincou: “Ele me disse: 'só sobrevive!' e então nós dois morremos!”

“Sobre as regras, eu tenho no meu contrato que preciso dar o vácuo toda vez que vejo ele no treino de classificação!” brincou o brasileiro na coletiva de imprensa antes da corrida em Xangai.

Max Verstappen, Red Bull Racing, Gabriel Bortoleto, Sauber

Max Verstappen, Red Bull Racing, Gabriel Bortoleto, Sauber

Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images

“Ele tem sido muito bom. Conseguiu me ensinar muitas dessas coisas – como maximizar meu desempenho na pista, gerenciando meus esforços fora dela”, falou Bortoleto. “Coisas como lidar com as quintas e sextas-feiras, para ficar focado no que realmente importa durante o final de semana. Tem sido muito bom até agora.” 

“Eu o assisti minha vida inteira correndo e agora estou correndo contra ele na Fórmula 1, com ele também sendo meu empresário, vai ser muito legal. Uma boa oportunidade.” 

Motorsport Business #23 - Relação da Porto com BORTOLETO, patrocínio à F1 e Porsche Cup no Brasil | com OLIVER HAIDER

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Impacto da crise da RBR em Max, críticas a Bortoleto, Hamilton e Piastri x Norris | com Ricardo Molina

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo! 

In this article
Alex Kalinauckas
Fórmula 1
Fernando Alonso
Gabriel Bortoleto
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1 - Ferrari: Seremos agressivos, por isso podemos esperar mais desclassificações
Próximo artigo F1: Verstappen reage à crítica à Red Bull e substituição de Lawson

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros