Entrevista
Fórmula 1 GP da Holanda

F1: Como Red Bull está lidando com saída de Newey

"É preciso olhar para frente, mas não quero prejudicar o que ele fez pela equipe ou o que ele tem feito para mim pessoalmente", declarou Pierre Waché ao Motorsport.com

Adrian Newey, Chief Technology Officer, Red Bull Racing

A era de Adrian Newey na Red Bull chegará ao fim oficialmente em março de 2025. Porém, atualmente, o engenheiro não está mais envolvido diretamente com o desenvolvimento do carro da equipe de Fórmula 1, mas está focado nas configurações do hipercarro RB17.

Leia também:

Segundo a própria Red Bull, Newey ainda faz parte da equipe e participa estrategicamente dos fins de semana, quando está no circuito. Desta maneira, surge a questão: até que ponto o time de Milton Keynes sente falta do engenheiro e o que isso muda internamente?

"É claro que o feedback e os conselhos de Adrian foram extremamente vantajosos para nós. Como em qualquer negócio e como na vida, é preciso olhar para frente, mas não quero prejudicar o que ele fez pela equipe ou o que ele tem feito para mim pessoalmente", declarou Pierre Waché ao Motorsport.com.

"Ele tem muita experiência, é muito inteligente e muito bem-sucedido. Mas estamos onde estamos. Nosso dia a dia realmente não mudou, exceto que ninguém mais olha por cima do ombro e diz: 'você já pensou sobre isso ou pensou sobre isso?' Mas fundamentalmente isso não muda o que fazemos".

O diretor técnicos dos taurinos também decidiu não entrar em maiores detalhes sobre quais são as atuais funções de Newey para com a equipe, isso porque ele visa manter o funcionamento normal da Red Bull, sem atribuir sucesso a nenhum nome em específico.

"Acho que [a participação dele no desenvolvimento] foi menor do que antes, embora ele ainda estivesse envolvido e fizesse parte da equipe. Mas como equipe você não conta exatamente quem faz o quê na empresa, você não diz: 'ele fez dez por cento e ele fez vinte por cento'".

"Todo mundo tem a intenção de fazer um carro melhor e com base na sua função e na sua posição dentro da empresa você tenta fazer o melhor que puder. É assim que trabalhamos e se uma pessoa não estiver mais lá, ainda assim fazemos.

Saída de Newey não afetou a equipe

Diferente do que muitos acreditam, Waché defendeu que o desempenho da Red Bull não sofrerá grandes impactos com a saída de Newey.

O diretor técnico explicou que a organização não mudou muito quando o engenheiro de 65 anos decidiu não renovar o contrato, isso porque eles já estavam acostumados com a ausência de Adrian em alguns momentos da temporada.

"A organização em si não mudou, porque já estávamos organizados de tal forma que podíamos trabalhar sem a contribuição dele. Isso também aconteceu no passado, que em alguns momentos ele estava menos presente do que em outros".

"É que agora a contribuição dele não existe mais, mas a organização em si não mudou. Só temos que fazer isso sem a contribuição dele".

Pierre Wache, Technical Director, Red Bull Racing, speaks with Eric Blandin, Deputy Technical Director, Aston Martin F1 Team

Pierre Wache, Technical Director, Red Bull Racing, speaks with Eric Blandin, Deputy Technical Director, Aston Martin F1 Team

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Na entrevista, Waché ainda acrescentou que está satisfeito com a equipe atual da Red Bull. É importante lembrar que eles prorrogaram os contratos de Enrico BalboBen Waterhouse e do próprio Pierre.

"Se não estamos satisfeitos com alguma coisa, naturalmente tentamos mudar ou compensar. Falando por mim, não sou perfeito no meu papel, assim como ninguém é perfeito na vida. Temos que reunir pessoas ao nosso redor para compensar nossas próprias fraquezas, é assim que deveria ser e vejo que todas as pessoas abaixo de mim são melhores que eu em certas coisas, para compensar o que não posso fazer".

"Não é que um seja mais fraco que o outro. Não, todos têm pontos fortes e reuni-los é o mais importante. Não existe um grupo em que um indivíduo faz tudo, indivíduos trabalhando juntos".

Fama não é fator determinante

Newey com certeza foi uma figura importante para o sucesso da Red Bull na F1. Porém, o engenheiro trabalhou em conjunto com Balbo e Waterhouse para conseguir fazer com que os últimos carros taurinos tivessem um bom desempenho.

Na entrevista, Waché deixou claro que "fama" não é fator determinante para renovações e decisões tomadas dentro da equipe.

"Estamos aqui para deixar o carro rápido. Somos pagos pela equipe e estamos motivados para vencer".

"A melhor recompensa para nós é vencer todas as corridas da temporada, e só perdemos esse objetivo por uma corrida no ano passado".

Sergio Perez, Red Bull Racing RB20

Foto de: Erik Junius

Novo túnel de vento

A saída de Newey pode estar trazendo novos ares para os taurinos, isso porque Waché também explicou que a equipe está focada em outras áreas, como, por exemplo, o novo túnel de vento que está sendo pensado para as próximas temporadas.

O diretor técnico explica que a Red Bull entende que existem aspectos que precisam ser melhorados caso queiram voltar à dominância mostrada por Max Verstappen em 2023.

"Se você usar suas ferramentas corretamente, elas se tornarão o limite. Esse pode ser o caso das simulações, por exemplo. Mesmo que sejamos os melhores em alguns aspectos em comparação com outros, há outras áreas que ainda nos faltam e precisamos melhorar".

"O túnel de vento é um deles e é por isso que estamos começando a desenvolver um [novo] túnel de vento para os próximos anos. A empresa nos deu a oportunidade de mudar isso ao nos dar dinheiro".

"Mas, como em qualquer organização, as pessoas não conseguirão nada se não tiverem as ferramentas adequadas. Portanto, é uma combinação".

MARI BECKER: “Coloco as minhas fichas nos brasileiros”

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #295 – O que mais surpreende na F1 2024? Debate com Fred Sabino, da Band

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Russell revela inspiração e amizade com lenda do Tênis; confira
Próximo artigo F1: Leclerc exalta transformação de Vasseur na Ferrari; saiba mais

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil