F1 continua 'batendo de frente' com a FIA sobre entrada de nova equipe

Mohammed Ben Sulayem diz que é dever da FIA abrir um processo de inscrição, já que o Acordo Concorde permite até 12 times

Greg Maffei, CEO, Liberty Media Corporation, Stefano Domenicali, CEO, Formula 1, Danny Sullivan, FIA Steward

A Liberty Media e a Fórmula 1 ainda não estão interessadas em ver uma 11ª equipe se juntar à categoria em 2025, apesar do óbvio entusiasmo do presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Mohammed Ben Sulayem.

Ben Sulayem observou que era dever da FIA abrir um processo de inscrição, já que o Acordo Concorde permite até 12 equipes, e ele insistiu que estava cumprindo as regras ao fazer isso.

Leia também:

O CEO da F1, Stefano Domenicali, sempre insistiu que um 11º participante teria que agregar valor ao esporte, uma opinião repetida pelos atuais chefes de equipe em todo o paddock e também apoiada pelo CEO da Liberty Media, Greg Maffei.

"Acho que há pouca diferença entre a opinião de Stefano e a minha, que é a de que temos 10 grandes equipes e estamos muito entusiasmados com o que elas estão fazendo", disse Maffei.

"Houve um processo para incluir mais equipes, mas o nível de exigência é muito alto. E não está claro o valor que uma 11ª equipe agregaria. E há muita incerteza entre as outras equipes sobre um 11ª time."

"A FIA e nós tivemos discussões produtivas sobre tudo isso. Será que concordamos com tudo, em todos os momentos? Não, nós discutimos e esperamos resolver as coisas."

Daniel Ricciardo, AlphaTauri AT04, Kevin Magnussen, Haas VF-23

Daniel Ricciardo, AlphaTauri AT04, Kevin Magnussen, Haas VF-23

Foto de: Red Bull Content Pool

Domenicali insistiu que um acordo sobre o assunto será eventualmente alcançado com a FIA, sugerindo que uma resposta virá no próximo mês.

"A FIA iniciou o processo, como é sua possibilidade", disse o italiano. "Estamos aguardando a conclusão final."

"Mas, como sempre nessa discussão, vamos chegar a um acordo juntos, porque, como [Maffei] disse, o valor das equipes e o valor do negócio hoje é muito, muito forte."

"Essa decisão, essa informação, virá muito, muito em breve, eu diria que no mês de setembro."

Domenicali também observou que as conversas sobre o próximo Acordo Concorde, que terá início em 2026, já estão em andamento.

"Eu diria que, hoje, as conversas estão realmente avançando, porque o impulso do esporte é muito grande", disse ele.

"É claro que não estamos com pressa. Mas eu diria que todas as coisas estão caminhando para uma conclusão positiva dessas discussões, tanto com as equipes quanto com a FIA."

VÍDEO: Max Wilson compara auges de Verstappen, Hamilton e Alonso

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Presidente da FIA "sonha" com equipes americanas e chinesas na categoria
Próximo artigo F1: Horner elogia engenheiro de Verstappen por lidar com "cliente difícil"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil