F1: Piastri vence GP de Miami, com Norris e Russell no pódio; Verstappen é P4 e Hamilton se irrita com a Ferrari
O próximo compromisso da categoria neste ano é daqui a duas semanas, em Imola, onde se disputa o GP da Emilia-Romagna, sétima de 24 etapas da temporada 2025
Na tarde deste domingo, foi disputado o GP de Miami, sexta etapa da Fórmula 1 2025. E quem venceu foi Oscar Piastri, da McLaren. O australiano liderou dobradinha completada pelo companheiro britânico Lando Norris -- o piloto da Oceania amplia a liderança do campeonato, com o inglês em segundo.
Quem completou o pódio na Flórida foi George Russell. O britânico da Mercedes ficou à frente do atual tetracampeão consecutivo, Max Verstappen: o holandês da Red Bull fica na terceira colocação da temporada após o evento nos Estados Unidos. O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, abandonou.
A corrida
A largada (abaixo) foi agitada, com Norris não conseguindo manter a segunda posição e saindo da pista após 'chega pra lá' de Verstappen: Lando despencou para sexto. No meio do grid, Bortoleto chegou a superar o heptacampeão Lewis Hamilton, mas o inglês da Ferrari conseguiu recuperar o 12º posto.
Na volta 2, safety car virtual acionado: Jack Doohan, da Alpine, e Liam Lawson, neozelandês da Racing Bulls, tiveram toque: pior para o australiano, que teve furo no pneu. Logo após, pista liberada. Buscando Verstappen, Piastri não teve problemas para superar Kimi Antonelli e tirar o P2 do italiano da Mercedes.
Escalando o pelotão em busca da posição inicial novamente, Norris foi na busca por Russell, sem dificuldades na hora da manobra sobre o inglês da Mercedes. Assim, na volta 10 de um total de 57, o top 5 era o seguinte: Verstappen, Piastri, Norris, Antonelli e Russell.
No 14º giro, Piastri conseguiu passar Verstappen (acima), assumindo a liderança da prova após usar bem o DRS. Na sequência, Max entrou no alvo de Norris. Lando passou o rival na volta 17, mas tomou o troco do holandês logo no giro seguinte. Nesta mesma volta, Norris passou de modo definitivo.
Na volta 20, Bortoleto foi para o box enquanto alguns pilotos reportavam chuva. Ele trocou os pneus médios pelos duros. O brasileiro voltou à pista atrás de Fernando Alonso -- o espanhol da Aston Martin estava na parte final do grid por rodar no início da prova.
Depois, Hamilton passou o francês Esteban Ocon, da Haas, e entrou no top 10. No 27º giro, Verstappen fez seu pit para troca de pneus (duros para médios) em reação à parada de Kimi Antonelli (também de duros para médios). Max voltou à frente de Andrea e manteve o terceiro lugar 'virtual'.
Na volta 29, o britânico Oliver Bearman, da Haas, abandonou, causando safety car virtual (acima) que propiciou vários pits no GP de Miami, incluindo as paradas dos dois ponteiros, Piastri e Norris. Quem se deu bem foi Russell, que se beneficiou do safety car virtual e passou Verstappen, subindo para terceiro.
No 30º giro, bandeira verde, com Bortoleto reportando problemas na unidade de potência de sua Sauber. Na volta seguinte, o anglo-tailandês Alex Albon, da Williams, passou Kimi Antonelli para subir ao quinto lugar. Companheiro de Albon no time de Grove, o espanhol Carlos Sainz passou o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, para ir ao sétimo posto. Gabriel, por sua vez, confirmou a tendência e abandonou (abaixo). Já o japonês Yuki Tsunoda, da Red Bull, teve punição de 5s por exceder a velocidade no pitlane.
O abandono de Bortoleto gerou o último safety car virtual da corrida. Daí em diante, o destaque ficou por conta da confusão da Ferrari com Hamilton e Leclerc: os dois pilotos pediram para passar um ao outro em diferentes momentos e geraram rádios tensos. Isso porque ambos brigavam por posição contra Sainz, atrás, -- o espanhol pressionava os ferraristas após perder posição no safety car virtual -- e Kimi Antonelli, à frente. No fim, Leclerc terminou em sétimo e Hamilton, em oitavo.
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Versão áudio: GUERRA FRIA na McLaren, MAX NO AUGE e Hamilton ABALADO pré-Miami | THIAGO FAGNANI, repórter da BAND
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.