F1: De saída da Sauber, Alfa Romeo estará em outra equipe em 2024
No novo acordo, marca italiana dará seu nome às unidades de potência, não ao time; saiba mais
Após seis anos em parceria com a Sauber na Fórmula 1 através de um acordo de marketing, a Alfa Romeo deixará a escuderia suíça em 2024, em função do processo de aquisição do time de Hinwil por parte da Audi para o ingresso da montadora alemã na categoria em 2026. De todo modo, a marca italiana seguirá na elite global do esporte a motor no próximo ano, desta vez como parceira da equipe norte-americana Haas, confirmou o Motorsport.com.
Com isso, a Alfa -- 'associada' na F1 à Ferrari, que é fornecedora de unidades de potência tanto da Haas quanto da Sauber -- seguirá com arranjo vantajoso na categoria máxima do automobilismo mundial.
Sem ter os gastos relativos à fabricação de monopostos, motores e componentes de alta tecnologia que a F1 atual demanda, o grupo de Milão teve um grande retorno de marketing na competição, tendo de investir apenas no acordo comercial para colocar seu nome em uma equipe da categoria.
No caso da parceria com a Haas, a Alfa Romeo dará nome às unidades de potência da Ferrari que seguirão impulsionando o time dos Estados Unidos na próxima temporada. O acordo entre italianos e norte-americanos foi encaminhado numa reunião entre as partes em Mônaco, em maio.
Durante o GP no principado, o chefe da Haas, Gunther Steiner, encontrou o CEO da marca da Itália, Jean-Philippe Imparato, e frisou que não seria possível 'ceder' o nome da escuderia à Alfa, como fez a Sauber, mas que outro arranjo seria bem-vindo. Veio, então, a solução dos motores.
Não é algo inédito: em 2016, a unidade de potência da Renault usada pela Red Bull tinha o nome de TAG Heuer e, entre 1983 e 1987, a marca de relógios da Suíça co-nomeou motores da McLaren como TAG Porsche, faturando taças em 84 com Niki Lauda, da Áustria, e 85 com Alain Prost, França.
Norris ironiza Hamilton e Pérez: passou do ponto?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.