F1 - "Ele é o esporte a motor": Mekies rasga elogios a Verstappen após primeiro ano na Red Bull
"Brincamos internamente que ele é o melhor sensor que temos no carro. Talvez o mais caro, mas isso é outra história", brincou
Após completar seus seis primeiros meses à frente da Red Bull Racing na Fórmula 1, Laurent Mekies fez um balanço do trabalho feito até agora na equipe, afirmando que sai de 2025 ainda mais impressionado com Max Verstappen do que esperava.
Um ano e meio após assumir o comando da Racing Bulls, Mekies foi apontado como o sucessor de Christian Horner, demitido de forma surpreendente em julho. Desde então, a Red Bull viveu uma volta por cima extraordinária.
Grande parte disso pode ser explicada pelo fato de que a equipe ainda conseguiu obter desempenho do RB21, em parte por desenvolver o carro por mais tempo do que muitos de seus concorrentes.
Outro fator é o desempenho do homem ao volante: Verstappen. O piloto holandês diz que terminou seu melhor ano até agora na F1 e esteve no pódio em todos os finais de semana de corrida na segunda metade da temporada.
"Todos nós conhecemos Max, mas você ainda é surpreendido"
Mekies revelou, portanto, durante uma entrevista de fim de ano com o Motorsport.com e outros veículos, que ficou ainda mais impressionado com Verstappen nos últimos meses do que imaginava antes. "Todos nós passamos vários anos na F1 e vimos Max realizar coisas fantásticas. Mas posso dizer que quando você tem a chance de trabalhar com ele no paddock, você ainda fica impressionado".
De acordo com o chefe com formação em engenharia, parte da razão está ligada ao feedback técnico de Verstappen:
"É claro que você ouve muito do que é dito pelo rádio, mas não ouve tudo. A qualidade de seu feedback técnico e a sensação que ele tem no carro são realmente enormes. Costumamos brincar internamente dizendo que ele é o melhor sensor que temos no carro".
"Talvez também o mais caro, mas isso é outra história", ri Mekies. A última é verdadeira, a propósito, já que Verstappen também emergiu novamente como o piloto de F1 mais bem pago em 2025.
"Max é o esporte a motor"
Além do feedback técnico, Mekies diz que isso também está ligado à sua dedicação ao esporte.
"Não é só isso, mas esse homem realmente vive dia e noite para o esporte. Talvez até mais do que qualquer um de nós, ele realmente é o esporte a motor. Ele não perde uma única reunião para fazer outra coisa. E entre as corridas, ele também está constantemente no simulador, provavelmente pensando em como aprender ainda mais ou como se aperfeiçoar ainda mais como piloto".
"Ou já está se preparando para a próxima corrida. Se ele tiver um fim de semana de folga, estará correndo em um carro GT3 novamente em algum lugar. Tudo isso parece irreal para nós, ou de fato é irreal mesmo".
"Mas ele faz tudo isso com a capacidade de se dedicar totalmente a um projeto específico. Ele realmente se torna parte de um projeto e, como piloto, não julga apenas de fora." Mekies também viu essa última situação acontecer na Red Bull, especialmente durante a fase da temporada em que a equipe estava com dificuldades.
"Ele estava sempre tentando encontrar as chaves certas para garantir que todos estivéssemos caminhando na mesma direção e que todos nós apreciássemos o que ele estava tentando nos dizer em termos de comunicação".
MARKO FORA da RED BULL, Norris CALA BOCAS, BAND na F1, Max MAIOR e ano de BORTOLETO | TIAGO MENDONÇA
Ouça versão áudio do Podcast
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.