F1: Elementos de Red Bull e Ferrari inspiram atualizações da Alpine
Série de upgrades coloca Alpine como uma das equipes que mais evoluíram no ano, mas evoluções possuem muitas semelhanças com as rivais
A Alpine é uma das equipes que mais progrediram ao longo do ano e hoje mostra ser a quarta força da Fórmula 1, impulsionada por upgrades consistentes em seu carro. As otimizações que estão sendo aplicadas ao A522 tem trazido um aumento na performance, mas mostra uma faceta interessante: o time tem estudado as soluções de seus rivais.
Em Silverstone, tivemos algumas evidências disso, com as revisões no assoalho, sidepods e a carenagem da cobertura do motor.
O que mais chamou a atenção na Inglaterra foi a carenagem de cobertura lateral e motor, pois vimos como a equipe não só se inspirou na Ferrari, mas coincidentemente ela se moveu em direção ao arranjo de "prateleira" que vimos na Red Bull, algo adotado neste final de semana.
Na frente do sidepod, o corte foi aumentado, à medida que a equipe encurta a carenagem para os componentes A carroceria superior do sidepod também assumiu o “formato de banheira” na parte superior, como a Ferrari empregou com o F1-75 desde o início da temporada. E, como a Ferrari, há também as fendas de resfriamento contornadas e alojadas dentro da superfície, não somente auxiliando a diminuir o calor, mas também aerodinamicamente.
O A522 agora tem um “ombro” arredondado mais alto, criando a “prateleira” para o fluxo de ar seguir à medida que emerge atrás do halo. É uma solução que já tinha em alguns aspectos, mas tem sido exagerada para melhorar a relação com a já citada fenda superior. Esta “prateleira”, mais ou menos segue o caminho que vimos na AlphaTauri, que trilha por esse caminho desde o início da temporada.
Alpine A522 rear detail
Photo by: Giorgio Piola
No caso da Alpine, isso resulta no achatamento das peças e na elevação do escapamento para aproveitar o novo layout da asa, usada desde o Azerbaijão.
O time também fez mudanças em seu assoalho, como foco em entregar melhor desempenho e fluxo de ar. Ao menos que vejamos um mecânico carregando um na garagem ou algum carro içado pelo guindaste, vamos ter de esperar os próximos capítulo para especificar qual direção foi tomada no piso do carro.
Da parte externa, podemos ver que certamente há alguma atualização na parte traseira e na transição para o difusor. Isso é notado pela foto anterior, como o difusor aumenta (seta vermelha, abaixo), que também possui uma mudança na geometria. As aletas na borda do pneu traseiro também foram revisadas.
Um recorte em formato de “casa de rato” na superfície lateral do difusor também foi alterado, uma tentativa para alterar a intensidade das estruturas de fluxo naquela região, o que é especialmente importante quando se considera fatores como a movimentação dos pneus e o vórtice formado na seção externa do difusor.
Curiosamente, há também uma pequena depressão na rampa de descida do sidepod (seta verde), que provavelmente apenas ajuda a ajustar o caminho que o fluxo de ar toma nesta região.
Notavelmente, o metal empregado à borda do piso no A522 também foi aumentado para este GP, sugerindo que a equipe está esperando cargas mais altas e talvez ainda mais interação com a superfície da pista.
Alpine A522 rear end detail
Photo by: Uncredited
VÍDEO: Rico Penteado fala da genialidade de Alonso e revela drama de Petrov em 2010
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #184 - Felipe Kieling, da Band, revela como foi substituir Mariana Becker na cobertura da F1
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.