F1: Em meio a temporada recorde, Verstappen elege melhores vitórias de 2023
Holandês selecionou três triunfos como os mais especiais em meio aos 19 conquistados na temporada
Em meio a uma temporada recorde na Fórmula 1 em 2023, com 19 triunfos em 22 GPs disputados, Max Verstappen conseguiu o feito de selecionar suas melhores vitórias ao longo do ano.
Esse é apenas um dos recordes batidos pelo holandês ao longo de 2023, em uma lista que inclui outras marcas como ser o primeiro a superar 1000 voltas lideradas em uma mesma temporada, permitindo que ele conquistasse o tricampeonato sem nenhum desafio dos rivais.
No entanto, entre os numerosos triunfos deste ano, houve alguns com significados particulares para o holandês, elegendo três vitórias como as mais representativas da temporada.
"Acho que Miami foi fantástico, uma corrida importante. A vitória em casa em Zandvoort foi muito bonita, e acho que o triunfo em Suzuka, depois do fim de semana difícil em Singapura, foi muito significativo", disse o holandês em sua seleção.
Photo by: Red Bull Content Pool
Max Verstappen, Red Bull Racing RB19
O GP de Miami provavelmente representa um ponto de virada para seu campeonato em vários níveis. A derrota no Azerbaijão, prova vencida por Sergio Pérez, o ensinou muito. Aliás, a partir deste momento, Verstappen começou a explorar mudanças que ampliaram sua superioridade, como já foi possível ver claramente na semana seguinte, em Miami.
Mesmo com uma classificação decepcionante devido a um erro e uma bandeira amarela no fim do Q3, toda a força do holandês deu as caras na corrida, escalando o pelotão em menos de meia prova para ultrapassar Pérez e vencer.
Miami representou também a primeira vitória em uma sequência de dez consecutivas, um novo recorde para a F1.
Zandvoort também entrou na lista por ser a casa de Verstappen e por ter sido uma prova particularmente movimentada devido à chuva. Após um pit stop atrasado em relação aos rivais, o holandês iniciou sua recuperação, chegando a ultrapassar seu companheiro nos boxes, com Pérez aproveitando a oportunidade de antecipar sua primeira parada para colocar o intermediário.
Apesar de uma interrupção a menos de dez voltas do fim devido à volta da chuva torrencial, Verstappen conseguiu cruzar a linha de chegada em primeiro, mantendo atrás de si a concorrência de Fernando Alonso em segundo.
Por fim, Suzuka trouxe de volta os pontos fortes do RB19 e o talento do piloto holandês, tanto na classificação quanto na corrida. Após um fim de semana difícil em Singapura, onde a Red Bull apareceu fragilizada, a equipe estava ansiosa para silenciar todos os rumores que questionavam a possibilidade de uma diretriz técnica ter quebrado o desempenho do carro.
A resposta veio em Suzuka, prova dominada tanto na classificação, com um primeiro setor essencialmente perfeito, quanto na corrida, vencendo com cerca de 20s de vantagem para o segundo colocado.
Photo by: Steven Tee / Motorsport Images
Max Verstappen, Red Bull Racing, 1° posizione
"Gosto de pilotar, acho que isso é o mais importante de estar aqui. E claro, vencer é a melhor coisa na F1. Para mim, a motivação está aí, porque sei que, na maioria das corridas, tivemos uma grande chance de vencer neste ano, então é ótimo".
"Acho que é mais difícil quando você está nessa posição e chega a uma corrida onde não é mais possível ou é difícil. Mas, quando você está na liderança, acho que é mais fácil do que quando está no meio do pelotão".
FRENTE A FRENTE COM WOLFF: Bastidores da entrevista exclusiva com chefe da Mercedes no GP do Brasil!
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.