F1: Entenda como estratégia "genial" levou Racing Bulls ao melhor resultado da temporada em Mônaco

Tática ousada garantiu que Isack Hadjar e Liam Lawson terminassem entre os 10 primeiros

Liam Lawson, Racing Bulls Team

O debate sobre as duas paradas obrigatórias no GP de Mônaco de Fórmula 1 e se elas funcionariam ou não agitou os paddocks do Principado, mas uma equipe se aproveitou bem das novas regras: a Racing Bulls.

Leia também:

 

Em discurso na noite de sábado, o chefe de automobilismo da Pirelli, Mario Isola, disse que seria necessário um "gênio", e não um estrategista, para descobrir como aproveitar ao máximo a nova mudança de regulamento específica de Mônaco.

Acontece que a Racing Bulls tinha os dois no pitwall em Monte Carlo, pois foi a primeira a utilizar a tática do segundo carro 'travando' o pelotão para criar uma brecha para que o carro da frente fosse para o pit e voltasse para a corrida com ar limpo.

Isack Hadjar, que começou a corrida em quinto após um bom esforço na classificação, foi o beneficiário da tática, mas Liam Lawson também merece crédito por ter desempenhado sua função com perfeição.

Isso fez com que Hadjar terminasse em sexto e Lawson em oitavo, em uma bela tarde de sol de Mônaco para a equipe irmã da Red Bull.

"Você pode ver - toda a equipe está reunida aqui em frente à garagem, eles estão absolutamente emocionados pela equipe, por Isack, por Liam", disse o diretor executivo da Racing Bulls, Peter Bayer, à ServusTV.

"Um trabalho brilhante de nossos estrategistas. Tivemos nossa cota de frustrações com Laurent [Mekies, chefe de equipe da RB] em relação à estratégia, mas hoje eles realmente conseguiram um golpe de gênio. O pouco de risco que corremos definitivamente valeu a pena".

Isack Hadjar, Racing Bulls Team

Isack Hadjar, Equipe Racing Bulls

Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images via Getty Images

"Teoricamente, era possível fazer ainda mais. O risco era definitivamente alto - 'sem risco, não há diversão', como dizem -, mas a decisão foi deixar Lewis [Hamilton] ir para que pudéssemos essencialmente assumir o controle com nossos dois carros".

"Carlos [Sainz] poderia ter tomado aquela posição de nós de outra forma, mas como ele estava claramente forçando muito, dissemos 'tudo bem, isso nos dá uma janela'. E tivemos que usar os pneus macios, por isso tentamos manter o stint o mais curto possível, porque eles simplesmente não proporcionariam desempenho por um longo período. E, sim, a equipe executou com perfeição - estamos muito, muito felizes porque o risco valeu a pena".

O chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, ficou frustrado com o fato de a Williams ter implementado uma versão mais agressiva da mesma tática, mas destacou a Racing Bulls por ter feito um ótimo trabalho de "superação" com essa estratégia.

"É claro que isso é extremamente importante - 12 pontos no campeonato", acrescentou Bayer. "Acho que isso nos coloca logo atrás da Haas, mas o mais importante é que o carro funciona, a equipe funciona e há harmonia".

"Você pode realmente sentir a energia da equipe, a alegria que eles têm com o trabalho. E, com certeza, as rodadas triplas são exaustivas, mas desta forma estamos indo para Barcelona com um sorriso e ansiosos".

Uma pessoa cujo sorriso pode estar um pouco mais largo do que o de qualquer outra pessoa é Hadjar, cuja excelente temporada de estreante continuou nas ruas estreitas e sinuosas de Mônaco.

Tendo se recuperado brilhantemente de seu início de ano pouco auspicioso na Austrália, com o francês em lágrimas depois de bater antes mesmo de a corrida começar, ele agora está mostrando um grande potencial - mesmo que não tenha ficado nada impressionado com a satisfação de sua estreia em Mônaco.

"O problema é que você quase adormece porque está fazendo a gestão dos pneus e isso se torna muito chato", disse ele. "Às vezes, eu aumentava o ritmo porque estava tão entediado que precisava ficar pensando. Foi um longo caminho até o final. A classificação foi o dia mais intenso e o trabalho mais árduo que tive de fazer desde que me lembro".

Isack Hadjar, Racing Bulls Team

Isack Hadjar, Equipe Racing Bulls

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images via Getty Images

"Hoje foi um pouco mais fácil porque eu realmente confiei no Liam. Ele seguiu a estratégia e o plano perfeitamente. Ele me ofereceu pitstops bem cedo. Esse era o objetivo e foi executado com perfeição".

Lawson parece ter encontrado a sensação de estar de volta ao lar depois que sua promoção para a Red Bull durou apenas as duas primeiras rodadas de 2025.

A decepção de não ter conseguido uma estadia mais longa para provar seu valor deve ter sido dolorosa, mas agora ele está dando continuidade ao seu esforço e provou no domingo que faria o que fosse necessário para a equipe.

"Quero dizer, sempre há um potencial, e acho que, obviamente, quando tomamos uma decisão como essa, nossa corrida se limita basicamente ao ponto em que eu estava em P8", disse ele. "Mas, sinceramente, é difícil ultrapassar aqui de qualquer maneira. Então, para nós, o estrago foi feito na qualificação de ontem, mas para a equipe é um ótimo resultado".

"[Pilotar devagar] é realmente muito mais difícil do que eu esperava do ponto de vista da concentração. Mas, sim, é algo que, obviamente, do ponto de vista da equipe, fazia sentido".

NORRIS vence GP 'Jogo de Xadrez' em MÔNACO, com LECLERC 2º e BORTOLETO é 15º; FELIPE MOTTA comenta

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

PASSÃO DE MAX EM PIASTRI REDEFINE F1? Rafa Câmara "PRONTO"! LUTA PELA VIDA e NASCAR | Beto Monteiro

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Mark Mann-Bryans
Fórmula 1
Liam Lawson
Isack Hadjar
RB
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior Russell: F1 deve fazer do GP de Mônaco uma corrida classificatória
Próximo artigo F1 - Horner: Mudanças na pista do GP de Mônaco são a "única maneira de encorajar ultrapassagens"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros