F1: Entenda por que Piastri foi punido pelo incidente sob safety car no GP da Grã-Bretanha
Comissários detalharam incidente do australiano no documento que anunciou a punição de 10s ao líder do campeonato
Oscar Piastri perdeu uma possível vitória no GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 deste domingo em Silverstone após uma penalização de 10 segundos por pilotagem irregular em condição de safety car.
Os comissários da FIA explicaram por que o piloto da McLaren recebeu uma penalidade de 10 segundos que alterou a corrida por sua infração sob SC durante o GP. Na volta 21 de 52 de uma corrida caótica e com clima misto, Piastri, líder da prova, pisou no freio na reta do Hangar no momento em que as luzes do safety car se apagaram, sinalizando o reinício para a volta seguinte.
O segundo colocado, Max Verstappen, teve que frear e tomar uma ação evasiva em resposta, passando momentaneamente por Piastri pela direita e expressando seu descontentamento com as ações do líder do campeonato.
O incidente traçou alguns paralelos com George Russell, cuja não-punição foi protestada pela Red Bull no Canadá por um caso semelhante, embora, no caso do britânico, os comissários tenham concordado que sua frenagem foi muito menos severa e que estava de acordo com o comportamento normal de condução atrás do safety car para aquecimento dos pneus.
No entanto, os comissários de Silverstone consideraram que Piastri claramente passou do limite devido à maneira severa com que freou, observando 59,2 psi de pressão de freio que reduziu a velocidade de seu McLaren de 218 km/h para 52 km/h. Eles consideraram que isso era irregular e, portanto, não estava mais em conformidade com os regulamentos esportivos.
"Quando o diretor de prova declarou que o safety car estava entrando naquela volta e as luzes se apagaram, o carro 81 freou bruscamente (59,2 psi de pressão de freio) e reduziu a velocidade no meio da reta entre T14 e T15, de 218 km/h para 52 km/h, fazendo com que o carro 1 tivesse que tomar medidas evasivas para evitar uma colisão", escreveram os comissários da FIA.

Oscar Piastri, McLaren
Foto de: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images
"Isso resultou momentaneamente na ultrapassagem inevitável do Carro 1 sobre o Carro 81, uma posição que ele devolveu imediatamente. O artigo 55.15 do Regulamento Esportivo da FIA exigia que o Carro 81 prosseguisse em um ritmo que não envolvesse frenagem irregular nem qualquer outra manobra que pudesse colocar em risco outros pilotos a partir do ponto em que as luzes do SC fossem desligadas".
"O que o carro 81 fez foi claramente uma violação desse artigo. De acordo com as diretrizes de penalidade, impusemos uma penalidade de 10 segundos ao Carro 81".
Piastri ficou furioso com a penalidade, que ele deixou para pagar na última rodada de pitstops e permitiu que seu companheiro de equipe, Lando Norris, conquistasse a vitória em casa.
"Aparentemente, não se pode mais frear atrás do safety car", reclamou. "Quero dizer, eu fiz isso por cinco voltas antes disso. Não vou falar muito, porque vou me meter em problemas".
Piastri terminou em segundo, atrás de Norris, e sua vantagem no campeonato sobre o companheiro de equipe da McLaren diminuiu para apenas oito pontos.
Bortoleto HISTÓRICO e CALANDO HATERS! Verstappen na Mercedes e NORRIS CAMPEÃO x PIASTRI? | Boteco F1
Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com #341:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.