F1: Ex-chefe da Ferrari classifica 'dossiês' de Hamilton como "inúteis"
Maurizio Arrivabene também citou que Sebastian Vettel teve a mesma estratégia quando trocou a Red Bull por Maranello
Foto de: Guido De Bortoli / LAT Images via Getty Images
Não é nenhuma novidade que Lewis Hamilton produziu alguns documentos pedindo mudanças no carro da Ferrari para 2025 e 2026, uma vez que o heptacampeão continua com a equipe de Maranello na Fórmula 1 no próximo ano e não estava contente com o maquinário que lhe foi entregue.
No entanto, para Maurizio Arrivabene, ex-chefe da Ferrari entre 2014 e 2018, esses documentos, que também foram feitos por Sebastian Vettel em sua época, são "inúteis" e não ajudam no desenvolvimento do carro.
Hamilton passou 12 temporadas com a Mercedes e estava acostumado com a maneira de se trabalhar em Brackley. Assim, a mudança de ambiente para Maranello ainda não deu o match perfeito.
O mesmo aconteceu com Vettel, que deixou a Red Bull para defender as cores italianas. O alemão chegou a produzir uma série de dossiês explicando que as coisas eram feitas de forma diferente em Milton Keynes e poderiam funcionar melhor se a Ferrari estivesse disposta a repensar suas estratégias.
"Quem enviava os dossiês era Vettel. Ele escrevia, falava e tudo mais. Coisas úteis? Não. Não é que eu tenha algo contra Sebastian, mas cada um tem de fazer o seu trabalho", disse Arrivabene à Sky Sports.
"Desse ponto de vista, a função do piloto não é apenas pilotar, mas também desenvolver o carro. Se o piloto começar a agir como engenheiro, aí já era. Os pilotos chegam à fábrica, talvez usem um simulador e fiquem lá por dois ou três dias, mas já têm informações gerais sobre o progresso do carro. Mas o principal está nos detalhes. Considere que os mais de 50 mil componentes que compõem um carro de F1 se comunicam entre si e precisam seguir uma lógica complexa. Nesse sentido, digo que todos precisam fazer a sua parte".
"Então, uma vez que o carro esteja devidamente ajustado, o piloto precisa fornecer informações que permitam aos engenheiros desenvolvê-lo adequadamente, principalmente se o bólido tiver potencial".
MARKO FORA da RED BULL, Norris CALA BOCAS, BAND na F1, Max MAIOR e ano de BORTOLETO | TIAGO MENDONÇA
Ouça versão áudio do Podcast
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.