F1: Ex-chefe da Ferrari detalha o que deu errado em negociações com Senna

Brasileiro estava pronto para assinar com a equipe de Maranello, mas nunca realizou seu sonho de correr com a cor vermelha

Ayrton Senna sentou-se em seu Williams FW16 Renault no grid antes de sua trágica última corrida. Seu capacete fica acima do painel do carro

Foto de: Ercole Colombo

Ayrton Senna tinha muitos planos para sua carreira na Fórmula 1 antes de morrer em 1994 no trágico acidente em San Marino. O tricampeão brasileiro queria realizar o sonho de correr pela Ferrari e usar as cores italianas antes de se aposentar.

Leia também:

A história já é bastante conhecida e divulgada, mas sabemos que a transferência nunca aconteceu, apesar do brasileiro ter chegado a ter negociações com a equipe, o contrato nunca foi assinado.

Em entrevista ao Gazzetta dello Sport, Cesare Fiorio, ex-chefe da Ferrari de 1989 a 1991, contou que ele tinha muito interesse em assinar com Senna para levá-lo à Maranello e deu detalhes de como as ofertas e negociações aconteceram:

"Para mim, ele era o melhor, e eu queria trazê-lo para Maranello. Ele era famoso demais para tentar conseguir uma reunião nos fins de semana de corrida, então organizei uma viagem ao Brasil, para sua casa em São Paulo, para encontrá-lo longe de olhares indiscretos".

"Depois, nos encontramos novamente em Monte Carlo para finalizar o contrato, mas não foi uma negociação difícil, porque Ayrton realmente queria ir para a Ferrari".

O contrato estava pronto e certo para tudo ser assinado, porém, os bastidores não foram tão simples e com a divulgação das informações antes da hora, o acordo nunca foi fechado.

"No entanto, no final, as coisas não foram adiante porque o dirigente que eles haviam nomeado como substituto de Enzo Ferrari espalhou a notícia, e tudo fracassou. Nesse ponto, eu também deixei a Ferrari".

Cesare Fiorio começou sua carreira no automobilismo em 1963, quando se juntou à gerência da Lancia e estabeleceu a equipe HF Squadra Corse. Ele atuou na construção do motor turboalimentado da Toleman, foi chefe de Squadra Corse Alfa Romeo, depois comandou a Ferrari, Ligier e Minardi.

Fred Sabino, da BAND, comenta ida da F1 à GLOBO, KIMI NA ALPINE (?), Max, BORTOLETO, Drugo e McLAREN

Ouça: Podcast Motorsport.com 344, com Fred Sabino, editor de F1 da Band

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: Ferrari planeja manter Vasseur em 2026, afirma revista italiana

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros