F1: Ex-chefe técnico da Ferrari recebe 'ok' para iniciar trabalhos na Aston Martin
Depois do processo contra a equipe de Maranello, Cardile recebeu o 'ok' para assumir novo cargo em Silverstone

Foto de: Dom Romney / Motorsport Images
Enrico Cardile, ex-diretor técnico da Ferrari, já pôde iniciar sua função na Aston Martin depois de passar por diversos procedimentos legais na Itália para deixar o cargo em Maranello. Cardile foi anunciado como a última contratação técnica importante da equipe de Silverstone da Fórmula 1 em julho de 2024, reportando-se ao chefe da equipe e CEO Andy Cowell.
A Ferrari manteve Cardile em um ano inteiro de quarentena, mas depois iniciou um processo legal na Itália, no Tribunal de Modena, quando sentiu que Enrico havia violado sua cláusula de não concorrência e começou a se envolver com seu novo empregador antes do final do período de licença.
Em abril, o tribunal confirmou as reivindicações da Ferrari, fazendo com que a Aston Martin esperasse por sua nova contratação, mas esse processo legal já foi resolvido. Na segunda-feira, a equipe britânica reconheceu oficialmente que sua principal contratação começou a trabalhar como CTO em sua nova sede em Silverstone.

Fernando Alonso, Aston Martin Racing
Foto de: Guido De Bortoli / LAT Images via Getty Images
"Estamos satisfeitos que uma solução tenha sido encontrada e que Enrico possa seguir em frente com a equipe enquanto olhamos para 2026 e além como nosso Diretor Técnico, liderando nossas funções técnicas e de design no Campus de Tecnologia AMR", confirmou um porta-voz da Aston Martin ao Motorsport.com.
Cardile uniu forças em Silverstone com o guru do design Adrian Newey, que começou em abril como parceiro técnico gerente da equipe.
O veterano de longa data da Ferrari foi originalmente programado para supervisionar o diretor técnico Dan Fallows, mas Fallows foi removido de seu cargo em abril.
LANDO BATE PIASTRI, RUSSELL 3º, LECLERC P*, GABRIEL 6º! F1 na Hungria c/Rico Penteado e Felipe Motta
Ouça a versão áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.