Fórmula 1 GP de Singapura

F1: Ferrari cobra "penalizações máximas" da FIA para equipes que violarem o teto orçamentário

Para o time italiano, é preciso que a FIA trate primeiro caso do tipo com seriedade para que equipes aprendam a respeitar o regulamento

Carlos Sainz, Ferrari F1-75, Daniel Ricciardo, McLaren MCL36, Lewis Hamilton, Mercedes W13, Valtteri Bottas, Alfa Romeo C42, others practice their race start procedures

O assunto no paddock da Fórmula 1 em Singapura neste fim de semana é a possível violação do teto orçamentário de 2021 por duas equipes, Red Bull e Aston Martin seguindo indicações. E, para a Ferrari, a FIA precisa impor "penalizações máximas" em qualquer time que não siga o regulamento financeiro da categoria.

O paddock se prepara para um anúncio da FIA na próxima quarta-feira (05) que confirmará quais equipes seguiram o limite de gastos de 145 milhões de dólares e quais foram além. O clima é de expectativa com as especulações de que duas teriam excedido o teto, em meio a sugestões de que uma é uma violação mínima (menos de 5%) e uma material (acima de 5% - veja vídeo no final da nota para entender como funciona o regulamento financeiro da F1).

Leia também:

Os dedos estão apontados para a Aston Martin e a Red Bull, mas ambas as equipes afirmam que não há problemas. Christian Horner, do time austríaco, disse à Sky Sports F1 na sexta que os documentos submetidos mostram que os gastos ficaram abaixo do teto.

Mas explicações subsequentes da FIA sobre áreas que são incluídas ou não no guarda-chuva do teto orçamentário podem ser o motivo para que a equipe tenha ido além. Na noite da sexta, a FIA divulgou um comunicado insistindo que sua avaliação dos relatórios financeiros das equipes ainda está em andamento, e que é cedo demais para falar de violações.

“A FIA observa especulações e conjecturas significativas e infundadas em relação a este assunto e reitera que a avaliação está em andamento e o devido processo será seguido sem considerar qualquer discussão externa.”

Mas enquanto ainda teremos que aguardar mais alguns dias pela confirmação da situação, a Ferrari alertou a FIA para manter um posicionamento firme e transparente sobre como lidará com o caso.

Laurent Mekies, diretor de provas da Ferrari, disse à Sky Itália: "Não é nenhum segredo que duas equipes violaram o teto orçamentário de 2021, uma por uma boa quantia, e outra menos. Vemos isso como algo muito sério, e esperamos que a FIA lide com isso de forma exemplar".

"Confiamos 100% na FIA. Eles adotaram uma forte posição nas últimas semanas sobre outros assuntos. Por isso esperamos que, em um assunto tão sério, eles tenham transparência e penalizações máximas para garantir que sempre correremos sob as mesmas regras, porque o impacto disso na performance do carro é enorme".

Laurent Mekies, Racing Director, Ferrari, in the team principals Press Conference

Laurent Mekies, Racing Director, Ferrari, in the team principals Press Conference

Photo by: FIA Pool

Caso a Red Bull seja julgada culpada pela violação material do teto de 2021, há uma série de opções para a FIA em termos de sanções, desde multas e dedução de pontos até exclusão do campeonato. Mas com a temporada de 2021 já sendo marcada pela controvérsia de Abu Dhabi, é difícil de imaginar a Federação indo ao ponto de mudar o resultado da disputa pelo título.

Mas enquanto Mekies concorda que tal manobra dificilmente seria aceita pelos fãs, ele diz que o mais importante é que as equipes aprendam a respeitar as regras.

Questionado sobre as implicações da quebra no campeonato do ano passado e como isso pode influenciar esta e a próxima temporadas, Mekies disse: "Entendemos que isso pode ser um problema para os fãs da Fórmula 1, tendo que reconsiderar resultados passados".

"Mas é muito importante para nós garantirmos o respeito das regras, regras genuínas que, se forem quebradas, penalizações reais precisam ser aplicadas. E, se não retrospectivamente por infrações passadas, pelo menos para o futuro".

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!

Podcast #197 - Na berlinda, qual será o futuro de Ricciardo e Schumacher?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Scuderia Ferrari
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Horários e previsão do tempo para o sábado do GP de Singapura
Próximo artigo F1 AO VIVO: Acompanhe o terceiro treino livre para o GP de Singapura em Tempo Real

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros