Recomendado para você

F1: Ferrari confirma data de lançamento do carro da temporada 2026 e promete abordagem "agressiva"

Carro da equipe italiana ficará pronto apenas na véspera do lançamento, permitindo aos engenheiros em Maranello maximizar o tempo de desenvolvimento

Lewis Hamilton, Ferrari

O chefe da Ferrari, Fred Vasseur, revelou que a Scuderia apresentará o carro para a temporada de 2026 da Fórmula 1 em 23 de janeiro, seguido de um shakedown na pista de testes da marca italiana em Fiorano.

Leia também:

Os lançamentos de carros para a nova era de regulamentos de 2026 estão começando mais cedo do que o normal, dadas as demandas da movimentada pré-temporada da F1, com três testes programados em Barcelona e Bahrein entre o final de janeiro e meados de fevereiro.

Vasseur, anunciou agora que a equipe italiana revelará seu carro de 2026, ainda sem nome, em Fiorano, em 23 de janeiro, com os pilotos Charles Leclerc e Lewis Hamilton dando ao novo modelo sua primeira quilometragem com um shakedown.

Ele estabeleceu metas "agressivas" para desenvolver o carro de 2026 até o mais tarde possível, o que significa que a Ferrari adiou a montagem final até a véspera do teste em Fiorano.

"Seremos agressivos, com certeza, porque terminaremos a montagem do carro um dia antes do lançamento", disse Vasseur na tradicional coletiva de imprensa de fim de ano da Ferrari em Maranello. "O lançamento será no dia 23 de janeiro em Maranello. Isso significa que terminaremos o carro no dia 22. E isso é agressivo, mas todo mundo fará o mesmo".

Frederic Vasseur, Ferrari

Frederic Vasseur, Ferrari

Foto de: James Sutton / Formula 1 / Formula Motorsport Ltd via Getty Images

Quando perguntado sobre o nome do primeiro carro da Ferrari na nova era, Vasseur manteve o segredo: "Isso fará parte do lançamento e vocês descobrirão um pouco mais tarde. Não quero estragar tudo".

Expandindo a estratégia de pré-temporada da Ferrari, Vasseur diz que o foco de sua equipe é acumular o máximo de quilômetros possível no shakedown de Barcelona no final de janeiro, enquanto se preocupa com itens de desempenho mais tarde no Bahrein.

"Acho que todo mundo vai fazer isso", explicou ele. "O mais importante é conseguir quilometragem. Não se trata de buscar o desempenho. É preciso obter quilometragem para validar a escolha técnica do carro em termos de confiabilidade. E, depois, correr atrás de performance. Isso significa que acho que todo mundo chegará a Barcelona com - não um carro-mula - mas, digamos, um 'modelo A'".

"Não estamos mais acostumados a ter nove dias de testes. Nas últimas quatro ou cinco temporadas, fizemos três [dias]. É uma vantagem, mas também é um programa completamente diferente. Isso significa que o primeiro objetivo nesse tipo de temporada é obter a confiabilidade".

"Nas primeiras corridas [da mudança anterior da unidade de potência em 2014], houve uma grande porcentagem de abandonos. Isso significa que o primeiro foco em Barcelona será obter quilometragem com o carro, entender a confiabilidade do carro, onde temos que melhorar e o que temos que reagir. Porque se você entender algo no Bahrein, no segundo teste, não terá tempo de reagir na Austrália".

NIC GIAFFONE avalia novatos da F1 e LUCAS MORAES revela bastidores da conquista do Mundial de rally

Ouça versão áudio do Podcast

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1 - Verstappen vê Bortoleto como o novato mais rápido: "Talento bruto"
Próximo artigo F1: Helmut Marko compara estilos de Verstappen e Vettel; confira

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros