F1: Ferrari focará em cumprir quilometragem com novo carro nos primeiros testes
Categoria terá nove dias para as equipes colocarem seus carros na pista e entenderem os novos comportamentos
A temporada de 2026 vai ser bastante complicada com todas as mudanças de regras na Fórmula 1. Para Fred Vasseur, chefe da Ferrari, o "desempenho puro" do carro nos primeiros testes de pré-temporada será "irrelevante", uma vez que outras mudanças poderão e devem ser feitas antes do primeiro GP.
A campanha de 2026 introduzirá mudanças na unidade de potência e no chassi, pois os carros ficarão mais leves e menores e haverá mais ênfase na energia elétrica.
Com uma grande mudança de regulamento para o próximo ano, haverá três testes de pré-temporada separados: Barcelona (26 a 30 de janeiro), Bahrein (11 a 13 de fevereiro) e Bahrein novamente (18 a 20 de fevereiro).
Barcelona é até mesmo um teste privado para dar às equipes a oportunidade de se adaptarem às novas regras sem o olhar do público antes do GP da Austrália, que abre a temporada, de 6 a 8 de março.
"Não estamos acostumados a nove dias de testes", disse Vasseur. "Nas últimas quatro ou cinco temporadas, fizemos três. É uma vantagem, mas também é um programa completamente diferente".
"Isso significa que o primeiro objetivo nesse tipo de temporada é obter confiabilidade. Primeiro, precisamos ganhar quilometragem. É também o que queremos evitar em comparação com 2025, quando estávamos perdidos no início da temporada com a desclassificação, perdemos quilometragem, perdemos referência e, depois disso, estamos correndo".
Frederic Vasseur, Ferrari
Foto de: James Sutton / Formula 1 / Formula Motorsport Ltd via Getty Images
"É um processo longo. Isso significa que o primeiro foco em Barcelona será ganhar quilometragem com o carro, entender a confiabilidade do carro, onde temos que melhorar e a que temos que reagir, porque se você entender algo no Bahrein, não terá tempo de reagir na Austrália".
"Barcelona será, com certeza, para obter quilometragem, mais do que desempenho puro".
O chefe da equipe acha até que todos chegarão ao primeiro teste "não com um carro-mula, mas, digamos, com um spec A", que deverá ser muito diferente daquele que chegará à pista de Melbourne.
É esse desenvolvimento que, na opinião de Vasseur, definirá a próxima era do regulamento, já que a Ferrari está buscando seu primeiro título desde o campeonato de construtores de 2008.
"No próximo ano, não se tratará da primeira imagem da temporada, nem da classificação da Austrália, mas sim do desenvolvimento e da capacidade de desenvolvimento rápido", disse Vasseur, cuja equipe terminou em quarto lugar na classificação de 2025.
"Essa temporada não terminará na Austrália, com certeza, não importa se somos P1 ou P10, mas será um longo caminho até o final, será um longo caminho para todos".
Reportagem adicional de Stuart Codling
MOTOGP 2026: o BRASIL está de volta! O que esperar de MOREIRA, MÁRQUEZ, GP em Goiânia e mais!
Watch: MOTOGP 2026: o BRASIL está de volta! O que esperar de MOREIRA, MÁRQUEZ, GP em Goiânia e mais!
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários