Análise

F1: Ferrari participa de teste da Pirelli em Barcelona com SF-24 'mula'

Hamilton e Leclerc terão um SF-24 com suspensão dianteira e traseira revisada e uma carga reduzida a pelo menos 20% para simular os valores dos novos pneus

Ferrari SF-24 floor

Depois de testar com o SF-23 em Barcelona, a Ferrari voltará à pista de Montmelò a partir de terça-feira (4) para dois dias de testes programados pela Pirelli para o desenvolvimento dos pneus da Fórmula 1 de 2026 com o SF-24 'mula'.

A McLaren também irá correr na pista catalã, após testar os pneus de chuva de nova geração para a fornecedora em Paul Ricard, na França. Lando Norris e Oscar Piastri completaram 840 km com o MCL60, o monoposto de 2023.

Leia também:

A Pirelli parecia muito satisfeita com os testes franceses porque, pela primeira vez, os testes com pista molhada foram realizados em condições de corrida repetíveis, de modo que os muitos dados coletados são válidos para fazer comparações úteis para orientar o desenvolvimento, especialmente da chuva total, até agora o calcanhar de Aquiles da fabricante.

Lando Norris con la McLaren MCL60 durante i test Pirelli al Paul Ricard con la rain 2026

Lando Norris com o McLaren MCL60 durante os testes da Pirelli em Paul Ricard com o pneu de chuva 2026

Foto de: Pirelli

Se a McLaren escolheu o MCL60 como seu carro-mula, a Ferrari decidiu usar o SF-24, o carro que venceu cinco GPs no ano passado, terminando em segundo lugar no campeonato de construtores. A avaliação é adequada porque o carro do ano de 2024 não poderá ser usado, exceto nesse momento específico.

Na terça-feira (4) e na quarta-feira (5), os dois pilotos titulares serão Charles Leclerc e Lewis Hamilton. O inglês voltará à pista espanhola onde, na manhã da última quarta-feira (29), sofreu um acidente na seção final do circuito, causando grandes danos à SF-23

Lewis Hamilton si infila il casco: è pronto a tornare a Barcellona dopo il crash della scorsa settimana

Lewis Hamilton coloca seu capacete: ele está pronto para voltar a Barcelona após o acidente da semana passada

Foto de: Ferrari

Os longos reparos impediram Charles Leclerc de entrar no carro à tarde, mas não Antonio Giovinazzi e Dino Beganovic de concluir o plano de trabalho programado para o dia seguinte.

A dinâmica do acidente foi mantida em segredo, tentando minimizar o incidente, embora a batida contra as barreiras tenha sido bastante forte, causando a quebra da suspensão, entre outras coisas.

A Ferrari que será usada no teste da Pirelli será um carro substancialmente diferente daquele que encerrou a temporada de 2024.

 Sulla Ferrari SF-24 mule car modifiche alle sospensioni posteriori e anteriori

Mudanças nas suspensões dianteira e traseira da Ferrari SF-24 no carro-mula

Fotos de: Andreas Beil

Para adotar os pneus mais estreitos, os engenheiros da Scuderia tiveram que modificar a suspensão dianteira e traseira e tomaram medidas para descarregar a aerodinâmica para reduzir a downforce em pelo menos 20%, a meta do regulamento para os ágeis monopostos de 2026.

Segundo o portal The Race, o foco do teste em Montmeló é avaliar a construção dos pneus de 2026, bem como os três compostos mais duros da linha, que são o C1, o C2 e o C3.

Parece muito claro que esse teste não será nada indicativo dos pontos fortes e fracos do SF-24: Hamilton, assim como Leclerc, terá que realizar um teste cego, ou seja, ele executará um programa de trabalho que será definido pelos técnicos de Mario Isola, sem conhecer os compostos e as construções dos pneus que serão usados em caráter experimental.

Sabemos qual é o comportamento de Lewis em relação aos testes, mas o teste ibérico de dois dias será importante para começar a avaliar os pneus de 2026 e dar à equipe técnica de Loic Serra uma indicação de quais são as sensações de dirigir com os pneus protótipos.

O feedback dele e de Charles será de grande valia para dar aos engenheiros da Scuderia indicações úteis a serem reservadas para o projeto do 678.

Se os ajustes de configuração forem impedidos, depois de decidir sobre uma configuração a ser mantida estável durante os dois dias, Hamilton poderá apreciar as qualidades do modelo com o mais recente gerenciamento eletrônico, não apenas do híbrido, encontrando mais sensibilidade com o corte da embreagem, agora que a telemetria adquiriu todos os dados de suas largadas e outros parâmetros importantes a serem tratados em detalhes.

ROSSI 'ALERTA' BAGNAIA sobre MÁRQUEZ e TUDO sobre a PRÉ-TEMPORADA da MOTOGP!

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

ROSSI 'ALERTA' BAGNAIA sobre MÁRQUEZ e TUDO sobre a PRÉ-TEMPORADA da MOTOGP!

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Franco Nugnes
Fórmula 1
Lewis Hamilton
Charles Leclerc
Ferrari
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Antonelli comenta admiração por Senna: "Meu ídolo dentro e fora da pista"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros