F1: FIA condena vaias a Horner e Verstappen e deve abordar assunto nesta semana; entenda
O Motorsport.com apurou que o assunto provavelmente será abordado na próxima reunião do Conselho Mundial do Esporte a Motor, na quarta-feira; saiba mais

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) exigiu respeito dos fãs depois que vaias foram ouvidas durante o evento F1 75 em Londres, Inglaterra, na terça-feira, lançando a temporada 2025 da Fórmula 1.
Durante a cerimônia, em que todas as novas pinturas da F1 e alguns carros novos foram revelados, o chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, e seu piloto Max Verstappen apareceram no palco, o que provocou algumas vaias do público, em sua maioria britânico.
Verstappen e a Red Bull têm sido um tanto impopulares no Reino Unido desde que o holandês ficou em primeiro lugar no campeonato mundial de 2021, após uma batalha titânica durante toda a temporada com o inglês Lewis Hamilton e a Mercedes, terminando em polêmica.
As vaias não agradaram à FIA e o órgão regulador do automobilismo divulgou um comunicado em que condena a atitude da torcida. "Grandes rivalidades ao longo da história do automobilismo contribuíram para torná-lo uma experiência tão empolgante para os fãs", disse um porta-voz da FIA.
"Mas o que sustenta o esporte em todos os níveis é uma cultura de respeito. Por isso, foi decepcionante ouvir a reação tribalista da multidão ao campeão mundial de Fórmula 1 da FIA, Max Verstappen, e ao diretor de equipe e CEO da Red Bull, Christian Horner, no lançamento da F1 em Londres. Max e Christian contribuíram muito para o esporte que amamos. Na próxima temporada, não devemos perder isso de vista."
"Como parte do compromisso da FIA de proteger a integridade do esporte, estamos liderando uma coalizão para combater o abuso on-line no esporte sob a bandeira da nossa campanha 'United Against Online Abuse' (Unidos contra o abuso on-line)."
"Estamos ao lado de todos os nossos competidores, dirigentes, voluntários e torcedores para nos unirmos contra essa ameaça crescente. Pedimos à comunidade esportiva que considere o impacto de suas ações on-line e off-line."
O Motorsport.com apurou que o assunto provavelmente será abordado na próxima reunião do Conselho Mundial do Esporte a Motor, na quarta-feira.
Reportagem adicional de Filip Cleeren
GALVÃO = F1 NA BAND APÓS 2025? Globo de olho! BORTOLETO, Hamilton, NASCAR na TV e C.Fittipaldi | SAC
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #322 - Tudo sobre lançamentos dos carros de 2025 | React!
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.