F1: FIA determina novo protocolo de parque fechado após incidente com Ocon em Baku
Episódio do Azerbaijão levou FIA a dar puxão de orelha em seus próprios funcionários, além de alerta às equipes
A Federação Internacional de Automobilismo apresentou os novos procedimentos envolvendo parque fechado para evitar situações como a de Esteban Ocon e os profissionais da entidade no Azerbaijão, quando o piloto francês parou na última volta do GP de Fórmula 1.
O piloto da Alpine apostou em uma estratégia diferente em Baku, largando de pneus duros, que foram usados até o começo da última volta, quando finalmente entrou nos boxes para a troca. Na entrada, precisou evitar um grupo de pessoas que já estavam iniciando o procedimento de parque fechado, com o pessoal da FIA não percebendo que Ocon ainda não havia parado.
Após a corrida, a FIA convocou seu pessoal, dando um puxão de orelha mas chegando a um acordo por mudanças nos procedimentos para Miami. Alguns desses elementos novos se referem diretamente às equipes, e foram revelados nos documentos distribuídos antes das corridas.
Lando Norris, McLaren MCL60, leaves the pits
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
O documento diz expressamente às equipes que convidados VIP e mecânicos que se encaminham ao parque fechado para celebrar com os carros não devem ocupar o pitlane até que o último carro leve a bandeira quadriculada, garantindo que não haverá mais nenhum pitstop.
"Os mecânicos das equipes não podem ir das garagens ao parque fechado com os sistemas de resfriamento até que o último carro receba a bandeira quadriculada. Qualquer outro funcionário ou VIPs não podem entrar no pitlane ate que o último carro receba a bandeira quadriculada".
"Qualquer violação resultará na perda das credenciais da equipe em questão dos eventos subsequentes e possível envolvimento dos comissários com investigação formal".
Podcast #228 - Reclamações de Verstappen em Baku mostram que bicampeão 'sentiu o golpe'?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.