F1: GP da Bélgica renova contrato, mas entra em 'sistema de rodízio'; entenda

Corrida está confirmada até 2031, mas o evento não fará parte do calendário em 2028 e 2030; ainda não se sabe quais circuitos podem ser adicionados

Alex Albon, Williams FW46, Fernando Alonso, Aston Martin AMR24, Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Esteban Ocon, Alpine A524, o restante da equipe na largada

Alex Albon, Williams FW46, Fernando Alonso, Aston Martin AMR24, Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Esteban Ocon, Alpine A524, the remainder of the field at the start

Foto de: Michael Potts / Motorsport Images

Mais um GP confirmado no calendário da Fórmula 1, mas, dessa vez, com um sistema diferente! O GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, assinou a extensão de seu contrato para mais quatro corridas, no entanto, se juntará ao 'sistema de rodízio' da categoria.

Leia também:

O evento acontecerá em quatro das próximas seis temporadas - 2026, 2027, 2029 e 2031 -, não fazendo parte do calendário nos anos de 2028 e 2030.

O contrato tinha validade até o fim de 2025, com os organizadores da corrida pressionando para assinar um novo acordo por pelo menos mais cinco anos. No entanto, com o interesse de outros locais para também sediar um GP, a F1 está particularmente interessada em 'ampliar' seus horizontes.

Há algum tempo já se especulava que Spa poderia entrar nesse novo sistema de rotatividade e o resultado final é um compromisso a longo prazo, que afasta as 'dores de cabeça' e a necessidade de contínuas conversas sobre extensões.

O novo acordo também permite que a F1 adicione outras etapas ao calendário, mas sem ultrapassar o limite de 24 corridas.

"Spa-Francorchamps é justamente elogiado por pilotos e fãs como uma das melhores pistas de corrida do mundo e foi palco de momentos incríveis ao longo de suas muitas temporadas na F1. Nos últimos anos, ela passou por um trabalho significativo para melhorar as instalações e a experiência geral dos fãs, e eu gostaria de prestar homenagem ao promotor e ao governo da Valônia por sua dedicação e apoio apaixonado à Fórmula 1 na Bélgica", disse o presidente e CEO da F1, Stefano Domenicali.

Os organizadores Melchior Wathelet e Vanessa Maes acrescentaram: "Nós dois estamos muito orgulhosos dessa renovação, que reflete a confiança mútua construída à medida que aprimoramos nossa infraestrutura e proporcionamos um recorde de público e uma experiência fantástica para os fãs nos últimos anos".

"Mais uma vez, essa extensão de contrato foi possível graças ao apoio do governo da Valônia, mas também dos fãs daquele que acreditamos ser o circuito mais bonito do mundo. Juntos, estamos fortalecendo nosso compromisso com o desenvolvimento de nossa maravilhosa região".

Logan Sargeant, Williams W46,Daniel Ricciardo, AlphaTauri VCARB01,Yuki Tsunoda, AlphaTauri VCARB01

Logan Sargeant, Williams W46,Daniel Ricciardo, AlphaTauri VCARB01,Yuki Tsunoda, AlphaTauri VCARB01

Foto de: Erik Junius

Na Europa, o acordo de Spa deixa apenas os futuros de Barcelona e Ímola para serem decididos, com ambas as corridas também enfrentando acordos que estão expirando. Assim como Spa, o acordo atual de Ímola está expirando após esta temporada, enquanto a última corrida de Barcelona está programada para 2026, quando perderá o apelido de GP da Espanha para uma nova corrida em Madrid.

Essas corridas viram a concorrência por vagas na Europa diminuir nos últimos meses, depois que os organizadores do GP da Holanda em Zandvoort decidiram encerrar o evento após a edição de 2026.

O GP da Bélgica, originalmente realizado em um temível circuito de estrada rural de 14 km ao redor das florestas das Ardenas, foi uma das sete corridas originais do calendário inaugural do campeonato mundial em 1950.

Depois de passar por Zolder e Nivelles, a F1 voltou a Spa-Francorchamps nos anos 80, com o popular circuito das Ardenas ainda considerado o favorito dos fãs e dos pilotos. Spa tem sediado o GP da Bélgica anualmente desde 1985, com duas interrupções em 2003 e 2006.

F1 2025 CHEGOU! Que esperar de HAMILTON na Ferrari? E BORTOLETO? Quem é FAVORITO ao TÍTULO? Podcast

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com faz 'prévia' da F1 2025: Bortoleto, Hamilton e mais

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Filip Cleeren
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Red Bull analisa impacto das saídas de Newey e Wheatley em 2025
Próximo artigo F1 - Horner: Verstappen não é diferente de Senna ou Schumacher

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros