F1: GP do Canadá ganha nova data a partir de 2026; confira

Em um esforço para deixar o calendário da Fórmula 1 mais sustentável, o GP do Canadá será realizado no início do ano a partir de 2026

Alex Albon, Williams FW44, leads Valtteri Bottas, Alfa Romeo C42, Charles Leclerc, Ferrari F1-75, and Lando Norris, McLaren MCL36

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Como parte dos esforços da Fórmula 1 para tornar seu calendário 'racional' em termos de organização e logística, o GP do Canadá ganha uma nova data a partir de 2026. 

Leia também:

O anúncio aconteceu nesta segunda-feira, em um comunicado à imprensa. No aviso, a F1 afirma que a mudança é o resultado de discussões realizadas entre o Octane Racing Group, promotor do evento, assim como o governo canadense, o governo de Quebec, a cidade de Montreal e outras partes interessadas e envolvidas no evento.

Como resultado, a corrida acontecerá, a partir de 2026, no "terceiro ou quarto fim de semana de maio", saindo do 'slot' de meados de junho. Essa notícia chega apenas alguns dias após o anúncio da extensão de contrato do GP de Mônaco, que foi acompanhado pela confirmação de que uma nova data seria definida para o primeiro fim de semana de junho. 

 A lógica por trás dessa mudança é evitar viagens internacionais no início da temporada europeia, como tem sido o caso nos últimos 40 anos, com algumas exceções. Este ano, por exemplo, a 'pernada' europeia começou com o GP da Emilia-Romagna, de 17 a 19 de maio, antes de seguir para Mônaco, que aconteceu no fim de semana dos dias 24 a 26 de maio e depois viajou para o Canadá, em junho, antes de retornar e permanecer na Europa para os sete GPs seguintes.

"Essa decisão permitirá que a fase europeia da temporada seja agrupada em um período consecutivo durante os meses de verão europeus e deverá eliminar uma travessia transatlântica adicional para a comunidade da Fórmula 1 a cada ano, resultando em uma redução significativa das emissões de carbono", diz o comunicado.

Embora ainda haja trabalho a ser feito nessa frente, o desejo de organizar melhor o calendário já contribuiu para adiantar o GP do Japão para a primavera, ligando a corrida com as provas da Ásia-Oceania no início da temporada, enquanto o Azerbaijão foi transferido para mais perto de Singapura, assim como o Catar foi movido para uma data mais próximo de Abu Dhabi. 

EXCLUSIVO: Como ENZO FITTIPALDI quase chegou à F1 e bastidores da PORSCHE CUP com PEDRO BOESEL

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MARI BECKER SEM CENSURA: o CAOS em SP, F1 na Band, DRAMAS de 2024 e AUGE de Verstappen contra Norris

 

COMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Fabien Gaillard
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1 - Coulthard: Hamilton tem o mesmo objetivo de Schumacher na Ferrari
Próximo artigo F1: FIA explica por que não interferiu no fim do programa de motores da Renault

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros