F1 - Hakkinen adverte Hamilton sobre aposentadoria: "Se ele perdeu o ritmo, ele tem que falar"

Bicampeão comparou o fim de sua carreira ao momento vivido pelo britânico

Lewis Hamilton, Equipe de F1 da Mercedes-AMG

Lewis Hamilton, Equipe de F1 da Mercedes-AMG

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Desde que Lewis Hamilton e a Ferrari confirmaram a parceria para 2025, muito tem se especulado sobre o ritmo e as condições do heptacampeão para continuar na Fórmula 1 por mais alguns anos.

Para os italianos, como já confirmou Frederic Vasseur, chefe da equipe, isso não é nenhuma dúvida. Porém, a declaração do próprio piloto de que ele já não seria mais tão rápido deixou questões no ar.

No entanto, para Mika Hakkinen, Hamilton deve ser honesto sobre suas condições e avaliar se ainda consegue ter o mesmo ritmo. O bicampeão fez paralelos com sua própria trajetória e advertiu o heptacampeão.

Leia também:

Hakkinen afirmou ao PlanetF1.com que não pode dizer o que Hamilton está pensando ou sentindo, mas avaliou o momento que ele próprio viveu após conquistar seus títulos em 1998 e 1999 e pouco antes de perder o terceiro para Michael Schumacher em 2000.

"Bem, eu te digo uma coisa, eu me aposentei em 2001 e, naquele ano, eu comecei a perder minha vantagem. Às vezes eu era muito rápido. Às vezes eu não estava lá. Perdi dois ou três décimos e esses dois ou três décimos são um grande, grande problema".

"Então, naquele momento, decidi dizer à equipe: 'obrigado, esta foi uma experiência incrível e a jornada da minha carreira e da minha vida na F1, mas agora, para mim, é hora de dar um passo adiante'. Foi uma decisão muito grande".

"É impossível comentar o que está acontecendo com Lewis, o que está acontecendo em sua mente e o que está acontecendo no momento, porque o desempenho não está 100%".

Para Hakkinen, é importante que Hamilton seja honesto consigo mesmo. Nesta terça-feira (7), o heptacampeão comemora seus 40 anos e sabe que não tem as mesmas facilidades de quando começou a carreira, mas ainda tem esperanças de que conseguirá quebrar o recorde da F1 e conquistar o oitavo título.

"Se algo semelhante aconteceu com ele, ele tem que falar. Ele é a pessoa certa para responder isso [se ele chegou ao 'limite'], mas ele se comprometeu agora para o futuro".

"Então, tenho certeza de que ele trabalhará para acertar as coisas neste ano".

MotoGP 25: BAGNAIA x MÁRQUEZ, como VALENTINO VAI SE METER, o que o CAMPEÃO MARTÍN pode fazer e mais

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

PÓDIO CAST fala sobre expectativas para MotoGP 2025:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

In this article
Livia Veiga
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Entenda o que fez o MCL38 da McLaren ser o carro campeão de 2024

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros