F1: Hakkinen dá prazo para adaptação da Ferrari para Hamilton
Bicampeão da F1 também avaliou a luta interna da McLaren pelo campeonato, a chance de Max Verstappen surpreender e a situação dos pilotos da Scuderia

A ida de Lewis Hamilton para a Ferrari foi uma mudança radical para o heptacampeão, que estava há mais de dez anos na Mercedes e que, mesmo quando ainda estava na McLaren, corria com motores da marca alemã. A adaptação para uma estrutura totalmente diferente foi mais difícil que era esperado, e Mika Hakkinen, bicampeão da Fórmula 1, analisou o ano do britânico com a Scuderia, além da situação da temporada 2025.
A McLaren garantiu o campeonato de equipes de 2025 com um terceiro e um quarto lugares no GP de Singapura. Esse é o primeiro campeonato consecutivo da equipe desde 1991. No entanto, a vitória foi ofuscada pelo contato na pista e pelas tensões no rádio entre Oscar Piastri e Lando Norris.
Faltando seis corridas para o fim da temporada, apenas 22 pontos separam os dois pilotos. Essa rivalidade mantém vivas as esperanças da McLaren de conquistar seu primeiro campeonato de pilotos desde 2007.
Hakkinen, que venceu dois campeonatos com a McLaren, avaliou essa batalha e a dinâmica atual do esporte em uma entrevista ao FanCode.
Ele disse sobre a rivalidade entre Norris e Piastri: "Acho que, de certa forma, a história está se repetindo. Tive uma ótima carreira na McLaren. Tive um companheiro de equipe com quem lutei pelo campeonato. Naqueles anos, tínhamos um carro excelente, o que significava que nossos rivais estavam muito atrás em termos de tempo de volta".
"Estávamos dominando, o que deu início a uma batalha entre mim e David Coulthard para decidir quem venceria o campeonato. Isso não só criou tensão dentro da equipe, mas também levou a movimentos agressivos na pista".
"Agora, Oscar e Lando estão lutando pelo primeiro lugar no final do ano. É impossível dizer quem vencerá. Mas a lógica diz que a temporada é muito longa e muito difícil. É por isso que a experiência costuma ser um fator determinante para o resultado. Lando tem mais experiência. E isso pode desempenhar um papel importante na última parte da temporada".
Comentando sobre o aspecto psicológico da rivalidade, Hakkinen disse: "Na minha experiência, a confiança que a equipe dá ao piloto é muito importante. O quanto seu gerente pessoal pode estabilizá-lo também é um fator muito importante".
"Todos esses elementos podem gerar grande confiança em seu desempenho. A luta pelo campeonato mundial é diferente de qualquer outra coisa. O apoio não vem automaticamente. Você precisa se esforçar como piloto. É preciso trabalhar para que eles entendam suas emoções, a pressão, o que você está passando. Caso contrário, como eles saberão?"
Quando perguntado se Max Verstappen, que marcou o maior número de pontos nas últimas quatro corridas, ainda tem uma chance, ele disse: "É matematicamente possível. Mas o fato é que Max fez um trabalho incrível para maximizar o desempenho da equipe. Às vezes, os resultados são como uma onda, podem ser instáveis. Max está lutando quase sozinho com a equipe. Ele não tem um companheiro de equipe o pressionando pessoalmente. Por isso, é muito interessante ver até onde ele conseguiu chegar".
Ao comentar sobre a temporada de 2025 de Hamilton, Hakkinen falou sobre o piloto britânico: "Antes de tudo, Lewis é simplesmente um piloto de corridas incrível. Ele teve sucesso ao longo dos anos, lidando com toda a pressão que vem enfrentando. É simplesmente inacreditável".
"Quando você chega a uma nova equipe, normalmente pode levar de 4 a 5 anos até conseguir fazer o carro se adequar ao seu estilo de pilotagem. Por isso, Lewis precisa ter paciência para esperar por esse tempo todo. Normalmente, você não chega em uma equipe e em um carro e diz: 'Ah, este carro é fantástico. Vou começar a vencer corridas'. Isso exige muito trabalho e tempo".
Ao comentar sobre o futuro de Leclerc na Ferrari, Hakkinen enfatizou a importância da paciência: "A gerência está avaliando com muito cuidado o que está acontecendo agora e o que acontecerá no futuro".
"Eu, pessoalmente, nunca desisti, fui muito leal à McLaren porque a direção continuou me dizendo: 'Mika, apenas espere. Quando reunirmos todos os elementos da equipe da maneira certa, você vencerá. Vamos trabalhar duro, pode levar um, dois ou três anos. Não importa, continue'. Isso influenciou meu comprometimento. Isso também funcionará entre Leclerc e Ferrari".
Por fim, quando perguntado sobre como as mudanças no regulamento técnico em 2026 afetarão as equipes, Hakkinen disse: "No próximo ano, haverá mudanças técnicas muito grandes nos carros. Projetistas muito experientes podem desenvolver um ótimo carro. Os pilotos também terão que mudar um pouco suas habilidades porque os carros ficarão muito mais difíceis de pilotar. As equipes com projetistas experientes serão bem-sucedidas. As menos experientes terão dificuldades".
MÁRQUEZ FAZ CIRURGIA, GP da Austrália, DIOGO MOREIRA x González, NOVA POLÊMICA da Liberty! WSBK e R3
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.