F1: Hamilton aponta fato mais importante de estreia da nova Ferrari nos testes de Barcelona
“Poderia ser muito pior com uma mudança tão grande nos regulamentos, então, passar o dia sem muitos problemas graves...", disse ele, ao ser lembrado de 2014
Foto de: Ferrari
Segundo o heptacampeão mundial Lewis Hamilton, a equipe Ferrari não teve muitos problemas no seu primeiro dia de testes de pré-temporada na Fórmula 1 2026, realizado nesta terça-feira em Barcelona, na Espanha.
Depois de testar seu novo SF-26 em Fiorano na sexta-feira com um evento de demonstração de 15 km, a Scuderia optou por pular o primeiro dia de testes na segunda-feira -- ao contrário da maioria das equipes -- e correr na terça-feira.
O dia foi amplamente evitado pelas equipes rivais, com apenas a Red Bull se juntando ao time italiano na pista, devido à ameaça de chuva à tarde; a precipitação apareceu na pista catalã ainda mais cedo, no meio da manhã.
Isso significou que Hamilton e seu companheiro Charles Leclerc tiveram que lidar com condições precárias da pista pela manhã e à tarde, respectivamente, mas ainda assim completaram impressionantes 121 voltas, de acordo com cronometragem não oficial.
O heptacampeão falou sobre as atividades. “Hoje foi muito desafiador, obviamente, porque começou a chover às 10h30, então, obviamente, Charles teve um pouco de pista seca, mas depois ficou molhado durante toda a tarde, então tivemos que descobrir como fazer os pneus funcionarem”, relatou Lewis.
“Foi muito produtivo, acho que fizemos cerca de 120 voltas ou algo assim; considerando que estava molhado e tivemos uma bandeira vermelha (causada pelo holandês Max Verstappen, da Red Bull) e tudo mais, acho que foi muito bom", seguiu o veterano inglês.
Lewis Hamilton, Ferrari
Foto: Ferrari
“Então, estou muito orgulhoso de todos na fábrica por terem levado o carro a este ponto, e obtivemos muitas informações sobre o carro hoje. Definitivamente, precisamos continuar assim, há muito o que fazer, mas foi um bom primeiro dia", continuou o astro da F1.
Um aspecto fundamental deste teste são os novos regulamentos da categoria para chassis e motores, com aerodinâmica ativa e uma divisão quase 50:50 entre combustão e energia elétrica, além de um maior gerenciamento de energia para se trabalhar já a partir das atividades na Catalunha.
A última vez que o campeonato mundial passou por uma reformulação tão monumental foi em 2014, quando foram introduzidas as unidades de potência turbo híbridas, e o teste de abertura foi uma luta para todas as equipes devido a problemas de confiabilidade -- algo que a Ferrari conseguiu evitar.
“Poderia ser muito pior com uma mudança tão grande nos regulamentos”, destacou Hamilton. “Então, passar o dia sem muitos problemas graves... -- não houve problemas graves, são apenas pequenos incrementos que estamos tentando melhorar. Acho ótimo e, como disse, só precisamos tentar ter mais dias como este.”
O heptacampeão não conseguiu se familiarizar totalmente com as novas ferramentas aerodinâmicas e de motor do SF-26 na terça-feira devido à chuva, mas ainda assim ficou entusiasmado com a nova máquina.
“Tenho o privilégio de estar aqui há muito tempo, 19 anos, então já passei por vários carros diferentes”, disse ele, enumerando meia dúzia de conjuntos de regras diferentes. “Então, muitas mudanças diferentes, mas esta é a maior que eu notei".
Lewis Hamilton, Ferrari
Foto: Ferrari
“Não quero falar muito sobre isso ainda, porque é difícil saber. Como eu disse, só guiei na chuva. Quero dizer, há muito menos downforce do que tínhamos no ano passado, mas não temos o porpoising que tínhamos no ano passado, ou pelo menos em 2022, quando começamos. Então, definitivamente há pontos positivos".
“E é um grande desafio para todos, para todas as equipes, o que eu acho ótimo. Isso realmente coloca todos 'em desvantagem'. Quero dizer, todos vão ter que ficar atentos e aprender à medida que avançam", ressaltou.
“E quem se desenvolver mais rápido, quem for mais inteligente na otimização do tempo e do uso de energia e desenvolvimento será quem estará no topo. E acho que isso dá a todos a chance de chegar ao topo, o que é bom. E então estamos todos empenhados em tentar garantir que maximizemos isso", completou o britânico.
Causos com GALVÃO, REGI, EVERALDO MARQUES, BURTI e cia: ALFREDO BOKEL diz TUDO dos jornalistas da F1
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários