F1 - Hamilton descarta conversas sobre aposentadoria: "Ainda tenho um sonho"
Heptacampeão terminou primeira temporada com a Ferrari de maneira decepcionante, mas aponta amor pelo trabalho e pelas corridas como combustível para continuar
A primeira temporada de Lewis Hamilton na Ferrari não correspondeu às expectativas e seus resultados decepcionantes geraram dúvidas sobre o futuro do heptacampeão na Fórmula 1. O britânico procurou silenciar seus opositores, argumentando que ele "ainda tem um sonho" que o mantém na categoria.
Hamilton ingressou na Scuderia no início de 2025, após 12 temporadas na Mercedes, equipe com a qual conquistou seis dos setes títulos. O sucesso do britânico, juntamente com o investimento pesado no carro de 2025 da Ferrari, fez com que muitos esperassem uma temporada realmente competitiva do time de Maranello.
Isso não aconteceu e, depois de garantir o segundo lugar na classificação dos construtores em 2024, a Ferrari caiu para o quarto lugar este ano e nem Hamilton nem o companheiro de equipe, Charles Leclerc, conseguiram uma vitória em 2025. Os resultados decepcionantes levaram alguns a sugerir que Hamilton deveria se aposentar da F1, em vez de cumprir seu contrato de vários anos com a Ferrari.
Quando questionado sobre uma resposta aos que especularam sobre seu futuro após o GP de Abu Dhabi, o heptacampeão falou: "Eu não diria nada a eles. Nenhum deles fez o que eu fiz, então eles não estão nem no meu nível".
O ponto alto de Hamilton no ano foi a vitória na sprint da China e seu ponto mais baixo ocorreu no final da temporada, quando ele se tornou oficialmente o primeiro piloto da Ferrari a ser eliminado no Q1 em três GPs consecutivos.
Lewis Hamilton, Ferrari
Foto de: Erik Junius
Embora os ótimos resultados com os quais Hamilton está acostumado não tenham chegado este ano, ele descreveu o que o manteve concentrado ao longo de uma dura campanha de 2025: "É o amor pelo que você faz, o amor pelas corridas", disse à mídia, incluindo o Motorsport.com.
"Tenho um apoio incrível das pessoas ao meu redor, dos meus fãs. É essa constante preocupação com o sonho. Ainda tenho um sonho no qual tenho esperança em meu coração e é para isso que trabalho", adicionou.
Como Hamilton explicou quando assinou com a Ferrari, esse sonho é vencer corridas e campeonatos com a equipe mais histórica da F1. A iminente mudança de regulamento que atingirá a categoria no próximo ano é a melhor chance do britânico, já que a Scuderia mudou o foco para a nova era mais cedo do que suas rivais.
Entretanto, se as vitórias não vierem e Hamilton se afastar da categoria, haverá pelo menos um aspecto da F1 do qual ele não sentirá falta. "Mal posso esperar para me afastar de tudo isso. Toda semana, sessões de fotos e todo esse tipo de coisa. Eu espero, um dia, não ter que fazer tudo isso", concluiu.
MARKO FORA da RED BULL, Norris CALA BOCAS, BAND na F1, Max MAIOR e ano de BORTOLETO | TIAGO MENDONÇA
Ouça versão áudio do Podcast
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.