F1: Hamilton revela rotina de treinamento para se manter mental e fisicamente forte aos 40 anos
Heptacampeão falou o que mudou em seu treinamento ao longo de 19 anos na F1
O heptacampeão Lewis Hamilton detalhou como se mantém mental e fisicamente forte e como seu treinamento evoluiu ao longo de 19 anos no grid da Fórmula 1.
Aos 40 anos de idade, o britânico é o segundo piloto mais velho do grid, atrás do bicampeão Fernando Alonso, com 44 anos. Com o passar dos anos, sua abordagem ao treinamento e seus itens não negociáveis mudaram.
"Quando eu era mais jovem, acho que o treinamento era realmente minha terapia - e ainda é, principalmente as corridas. É onde eu consigo pensar mais", disse o heptacampeão à Men's Health quando perguntado sobre como ele se mantém mentalmente forte.
"Acrescentando coisas como ioga, acrescentando coisas como trabalho de respiração. O trabalho de respiração provavelmente foi o que levou mais tempo para começar, porque leva tempo. Depois, a meditação. Acho que o banho de gelo também ajuda nisso, porque você precisa aprender a respirar e superar os pensamentos de querer desistir, de querer sair. Essas coisas realmente me ajudam a permanecer positivo durante o ano".
"As afirmações positivas são provavelmente a coisa mais importante de todas. Quando estiver escovando os dentes ou começando o dia, faça afirmações positivas sobre como será seu dia, qual é sua meta, como se sentirá, como abordará o trabalho ou conhecerá pessoas. Quando você fala positivamente sobre si mesmo, seu corpo reage a isso".
Lewis Hamilton, Ferrari
Foto de: Sam Bagnall / Sutton Images via Getty Images
Detalhando as mudanças que implementou em sua longa carreira, o britânico acrescentou: "Mudou, progrediu, evoluiu. Ainda gosto de correr - corri hoje de manhã. Fiz uma corrida que varia entre 10 e 12 quilômetros. Depois, banho de gelo. Mas antes de tudo isso, o alongamento é a primeira coisa que faço assim que saio da cama".
"À tarde, talvez eu faça uma sessão de HIIT, mas não posso fazer muitos exercícios com pesos, senão fico muito pesado. Então, a maior parte do tempo é Pilates e ioga".
Hamilton ingressou na Ferrari antes da temporada de 2025 após 12 anos na Mercedes, durante os quais conquistou seis de seus sete títulos na F1. Embora seu primeiro ano na equipe de Maranello não tenha trazido os resultados que ele esperava, ele estará aguardando a mudança de regulamentos em 2026 para se reagrupar e se concentrar novamente.
HAMILTON perdido? Red Bull? MCLAREN? Os PIORES DO ANO na F1 2025! | PODCAST MOTORSPORT.COM
Ouça versão áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários