Fórmula 1 GP de Abu Dhabi

F1: Hamilton "subestimou muito" quão difícil seria última temporada na Mercedes

Heptacampeão comentou sobre os desafios que enfrentou ao decidir deixar a Mercedes

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 Team

Lewis Hamilton admitiu que subestimou e muito o quanto sua última temporada com a Mercedes seria difícil do ponto de vista emocional. O heptacampeão da Fórmula 1 revelou, no início do ano, que deixaria a equipe da fabricante alemã e iria para a Ferrari, encerrando uma parceria de 12 anos.

Embora se esperasse que a notícia fosse divulgada com antecedência para permitir que Hamilton e a Mercedes deixassem de lado qualquer especulação futura e se concentrassem no desempenho na pista, a temporada foi muito mais desafiadora do que ambos esperavam.

Leia também:

E o heptacampeão confessou, antes de seu último fim de semana de corrida com as 'flechas de prata', que desde o momento do que ele disse ter sido uma conversa "estranha" com o chefe de equipe, Toto Wolff, para lhe dizer que estava saindo, as coisas se mostraram tensas.

"Acho que, no final das contas, eu previ que seria difícil, mas subestimei muito o quanto seria difícil", disse. "O relacionamento foi desgastante desde o início. Levou tempo para as pessoas superarem isso".

"E apenas para mim mesmo, foi um ano muito emocional para mim. Acho que não estive em minha melhor forma de lidar com essas emoções".

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W15

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W15

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Hamilton acha que a escala das dificuldades que enfrentou para lidar com as coisas este ano fez com que, às vezes, as pessoas vissem o pior dele.

"Acho que este ano, e muitos de vocês estiveram aqui durante toda a minha carreira, então alguns de vocês, eu acho, viram o pior de mim e viram o melhor de mim", disse o heptacampeão.

"Não vou me desculpar por nenhum dos dois, porque sou apenas humano e nem sempre acerto. Definitivamente, eu diria que este ano foi um dos piores em termos de lidar com isso do meu lado, e vou me esforçar para tentar melhorar".

"Mas espero que os pontos positivos e bons superem em muito os negativos e a forma como lidei com isso ou me comportei".

Embora os resultados recentes não tenham sido os que ele e a Mercedes queriam, Hamilton diz que deixará a equipe no domingo apenas com lembranças dos momentos bons.

"Eu só me lembro dos bons momentos", acrescentou. "Construí alguns relacionamentos incríveis".

"Passamos por [tanta coisa]. Se você imaginar, quando você está passando por uma temporada junto com tantas pessoas, você sabe, não apenas naqueles fins de semana de corrida em que você está passando por altos e baixos juntos, mas em suas vidas pessoais, através de casamentos, através de divórcios, através da perda de membros da família, através de câncer, através de todos os tipos [de coisa]".

"Você está passando por essas jornadas com essas pessoas. Portanto, é uma jornada muito bonita que vocês fazem juntos. E como foi muito longa, as emoções são muito profundas".

Falando sobre qual seria a lembrança permanente de suas 246 corridas com a Mercedes, Hamilton destacou a vitória no GP do Bahrein de 2014.

"Acho que são os sorrisos, quando tivemos sucesso", disse ele. "Acho que são esses momentos".

"Lembro-me de um engenheiro em particular [Aldo Costa] em nossa vitória na Austrália [na verdade, no Bahrein] em 2014. Lembro que ele estava chorando quando subimos ao pódio. São esses momentos que levo comigo. São as emoções que tivemos em Silverstone este ano. São todas as partes boas".

"Naturalmente, você se lembra principalmente das partes boas. Estou incrivelmente orgulhoso, mas também muito grato a cada indivíduo, tanto os que estão aqui na pista quanto os que estão na fábrica, que trabalharam incansavelmente e me apoiaram durante todos esses anos, desde o primeiro dia", conclui.

RICO PENTEADO projeta LECLERC x NORRIS e MCLAREN x FERRARI na final da F1 e título de BORTOLETO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Derrota de Norris para Leclerc na briga pelo vice de 2024 será "vergonha"?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Lewis Hamilton
Mercedes
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior GP da China renova contrato e permanecerá no calendário da F1 até 2030
Próximo artigo F1 – Drugovich sobre ser mais rápido que Alonso: “Só demonstra que eu devia estar correndo”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros