F1: Honda espera recriar com Aston Martin - Newey sucesso que teve com Red Bull
Presidente da HRC falou sobre a bem-sucedida, porém complexa parceria com a Red Bull, e como isso pode se repetir com o time de Lawrence Stroll
O presidente da Honda Racing Corporation (HRC), Koji Watanabe, acredita que a chegada de Adrian Newey à equipe de Fórmula 1 da Aston Martin significa que a empresa poderá criar o "melhor carro do mundo", como fez com a Red Bull.
A chegada de Newey à equipe de Silverstone no próximo ano foi revelada em setembro, após meses de especulação sobre seu futuro na F1. O britânico anunciou sua saída da Red Bull no início desta temporada, depois de quase duas décadas com a equipe baseada em Milton Keynes, um dos vários funcionários importantes que procuraram emprego em outro lugar no passado recente.
A Honda tinha uma parceria com a Red Bull desde 2019, embora a fabricante japonesa de motores tenha deixado oficialmente a F1 no final da temporada de 2021, tornando-se parceira técnica da equipe campeã mundial.
O casamento enfrentou o maior problema para outras equipes além da Ferrari e da Mercedes, que é o fato de que os requisitos da equipe de design de chassi e da equipe de design de unidade de potência muitas vezes podem entrar em conflito, o que significa que meio-termos precisam ser feitos em vez de um processo de desenvolvimento tranquilo.
Apesar disso, a Red Bull e a Honda ganharam todos os campeonatos de pilotos desde 2021 e o título de construtores em 2022 e 2023.
Koji Watanabe, presidente da Honda Racing Corporation
A Aston Martin enfrentará a mesma tarefa quando a equipe se unir à Honda para a nova era de regulamentos técnicos da F1 em 2026, mas Watanabe disse ao Motorsport.com em uma entrevista exclusiva que esperava que a chegada de Newey pudesse desencadear alguma forma de replicação das conquistas da marca japonesa durante esta década com a Red Bull.
"Estamos satisfeitos em ver que a Aston Martin está tomando medidas regulares para fortalecer sua competitividade como equipe", disse Watanabe. "Estamos muito animados com o fato de que eles consolidaram sua estrutura de gerenciamento, com o envolvimento de Newey em particular".
"Já trabalhei com Newey antes e ele tem uma paixão incrível por construir carros velozes. Enquanto nós construímos a unidade de potência e eles constroem o chassi do carro, às vezes nossas visões nem sempre se alinham. Nesses casos, há conflitos entre o que a equipe do chassi quer e o que a equipe da unidade de potência quer, mas juntos conseguimos criar o melhor carro do mundo".
"Com a chegada de Newey à Aston Martin, espero que surjam desafios semelhantes, mas espero que isso ajude a equipe Aston Martin Honda a se tornar a melhor do mundo. Estamos preparados para alguns conflitos. É claro que não é apenas com Newey".
PIORES DO ANO! Quem passou VERGONHA na F1 2024 e os FIASCOS da temporada ALÉM DE PÉREZ... | Podcast
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com elege PIORES DO ANO da F1 2024; ouça em áudio:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.