F1: Honda segue pressionando Red Bull para promover Tsunoda
Fornecedora de motores segue defendendo o japonês ao lado de Verstappen para 2025
Ainda há questões se Sergio Pérez continuará no assento na Red Bull ou se o mexicano já não fará mais parte da equipe de Fórmula 1. Enquanto aguardamos respostas dos austríacos, ainda há muita 'fumaça' vindo de Milton Keynes e a Honda está fazendo 'pressão' para que seu protegido, Yuki Tsunoda, receba a oportunidade de se tornar companheiro de equipe de Max Verstappen em 2025.
Contratualmente, o mexicano segue normalmente como titular, algo que o mesmo vem insistindo há meses durante as entrevistas. No entanto, há muitas conversas no paddock de que Liam Lawson é o 'queridinho' para assumir sua vaga, fazendo com que a Red Bull alinhasse Isack Hadjar e Tsunoda na RB.
O neozelandês então estaria 'furando a fila' na frente do japonês, que já confessou que "não sabe mais o que fazer" para convencer os taurinos de que merece uma chance de mostrar seu talento na equipe 'mãe'.
Nesse meio tempo, Tsunoda participou de seu primeiro teste real com a Red Bull na terça-feira em Abu Dhabi, e o veredito da equipe no final do dia foi positivo. Devemos acreditar na possibilidade de uma reversão da tendência? A verdade, neste momento, é que não sabemos.
O que é certo, no entanto, é que a Honda está fazendo tudo que está ao seu alcance para convencer a Red Bull a dar uma chance ao seu protegido. Na verdade, foi a fabricante japonesa que insistiu para que Tsunoda assumisse o volante do RB20 durante o teste pós-temporada de Abu Dhabi, e todas as discussões que ocorreram desde então, mesmo muito recentemente, foram em um contexto em que o futuro ex-piloto da Red Bull tentou usar sua influência.
"Voltei de Abu Dhabi ontem à tarde", disse o chefe da HRC, Koji Watanabe, em Tóquio, na quarta-feira. "No último sábado, conversei com Christian Horner sobre o piloto para a próxima temporada e as seguintes. Como eu sempre digo, a equipe tem o direito de decidir, então estamos apenas dando nossa opinião".
"Na HRC, acreditamos que Tsunoda tem a capacidade de lutar na frente e deve ser um dos candidatos. Se ele puder demonstrar suas verdadeiras habilidades, acho que ele merece, então pedi que ele participasse do teste, e foi isso que aconteceu".
Na terça-feira, Tsunoda declarou que o carro da Red Bull o deixou muito confortável, classificando-o como adequado ao seu "estilo de pilotagem". No entanto, a direção da equipe baseada em Milton Keynes se reuniu na segunda-feira para decidir sobre a questão do companheiro de equipe de Verstappen, e o impacto desse teste na decisão final poderia, portanto, ser limitado.
"Só podemos olhar para o relatório que recebemos da HRC, mas ele analisou claramente as diferenças entre o VCARB e o Red Bull, e fez alguns comentários muito úteis para a equipe", disse Watanabe, referindo-se ao teste. "Ele também está satisfeito consigo mesmo, foi o que vi no relatório que recebi".
"Não sei qual será a decisão, teremos de aguardar a conclusão. Se tudo der certo, será uma boa notícia e, se não der, ele pelo menos poderá pilotar para a RB. Espero que ele tenha sucesso na próxima temporada, seja qual for a equipe em que estiver".
Questionado pelo Motorsport.com após a coletiva de imprensa, o chefe da filial esportiva da Honda deixou escapar que, apesar dos rumores, nada ainda havia sido decidido no GP de Abu Dhabi: "Não sei se é verdade ou não, mas a Red Bull me disse na época que nada havia sido claramente decidido naquele estágio".
Entrevista de Ken Tanaka
BRASIL RETORNA à MotoGP em 2026, com etapa em GOIÂNIA
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
MotoGP no Brasil, FINAL do Moto1000GP, RETROSPECTIVA 2024 on e OFF-ROAD, e estreia da Yamaha na F-E
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.