F1 - Horner: Newey não teve nenhuma participação nas decisões sobre pilotos da Red Bull de 2025
Chefe de equipe esclareceu a polêmica envolvendo comentários do consultor Helmut Marko sobre o designer britânico

O chefe de equipe da Red Bull na Fórmula 1, Christian Horner, esclareceu as coisas após os recentes comentários de Helmut Marko, consultor e voz forte da escuderia taurina, sobre o designer Adrian Newey e o novo segundo piloto Yuki Tsunoda.
Marko alegou que o acidente de Tsunoda com o então companheiro de equipe Pierre Gasly durante o GP da Grã-Bretanha de 2022 levou Newey a bloquear a promoção do piloto da equipe irmã para a equipe de Milton Keynes.
"Durante muito tempo, Yuki teve a imagem de não ter um desempenho consistente e cometer erros bobos aqui e ali. Foi o que aconteceu no ano passado no México, onde começou a fase decisiva para nós", disse Marko ao Kleine Zeitung.
"Com Lawson, foi exatamente o oposto no início: ele entrou em campo e se saiu bem, independentemente da pressão. Em retrospecto, porém, não foi a decisão certa".
"Em geral, porém, muita coisa pode ser atribuída a um único incidente. Em Silverstone, Tsunoda bateu uma vez no carro de Pierre Gasly, e partes dos carros na pista danificaram a parte inferior da carroceria do carro de Verstappen, o que lhe custou a corrida. Adrian Newey ficou furioso na época".
"Daquele momento em diante, Yuki era uma red flag [bandeira vermelha ou sinal de perigo] para ele. Mas agora Newey se foi, e Yuki se esforçou muito".

Adrian Newey, diretor de tecnologia da Red Bull Racing
Foto de: Alexander Trienitz
No entanto, a esposa de Newey, Amanda, foi às redes sociais para argumentar que ele estava de licença da equipe quando decidiram não promover o piloto japonês no final de 2024. Desde então, Horner abordou a situação ao falar na transmissão da Sky Sports F1 em Suzuka.
"Adrian não estava envolvido com os pilotos, certamente para este ano", esclareceu o chefe de equipe. "Acho que, pelos comentários que vi, Helmut estava se referindo a um incidente em 2022 em Silverstone. Adrian não teve nenhuma participação em nossa seleção de pilotos para este ano".
Newey anunciou que estava deixando a equipe com a qual passou quase duas décadas antes do GP de Miami de 2024. Depois de algum tempo para pensar em seu futuro, ele assinou com a Aston Martin. Enquanto Newey estava de licença, a Red Bull decidiu substituir Sergio Pérez e, por fim, decidiu que o novato Liam Lawson era a melhor escolha para dirigir ao lado de Max Verstappen.
No entanto, na terceira etapa da temporada de 2025, a equipe trocou Lawson por Tsunoda na equipe taurina principal.
SEXTA-LIVRE: Piastri bate Norris e lidera TLs, DOOHAN BATE, Bortoleto é 13º! Debate do dia em Suzuka
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #328 - É a pior crise de pilotos da história da Red Bull? Victor Ludgero
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.