F1: Ida de Ricciardo para a AlphaTauri no lugar de De Vries é questão de tempo, diz Ralf Schumacher
Entenda a situação envolvendo Red Bull, AlphaTauri e seus pilotos
A dança das cadeiras dentro da Red Bull parece próxima de dar um importante passo. Mas enquanto Sergio Pérez segue tendo respaldo dentro do time austríaco apesar de sua performance ruim na temporada 2023 da Fórmula 1, é Nyck de Vries quem deve perder seu assento para Daniel Ricciardo já nas próximas semanas.
Da 'classe' de novatos da temporada 2023, De Vries vinha com a maior expectativa para o campeonato, após a boa apresentação com a Williams no GP da Itália do ano passado e sua retrospectiva, como campeão da Fórmula 2 e da Fórmula E, sendo este último com a Mercedes.
De Vries foi trazido por Marko para a AlphaTauri no lugar de Pierre Gasly, mas o holandês não vem confirmando as expectativas, e já sofre críticas públicas há algum tempo, com o próprio consultor da Red Bull afirmando que o receio de Christian Horner em contratá-lo vem se confirmando.
Por isso, as expectativas de que De Vries complete a temporada 2023 vão diminuindo a cada prova e, para Ralf Schumacher, o martelo já está batido.
"A decisão foi tomada, tenho certeza disso", disse o ex-piloto à Sky Sports Alemanha. "É uma pena que ele provavelmente não disputará [o GP da Holanda] em Zandvoort, mas isso será bom também para a equipe e para Daniel. A AlphaTauri precisa de um pouco de experiência".
Isso pode confirmar a estabilidade de Pérez, que vem sofrendo pressão externa devido à falta de resultados na temporada 2023. O mexicano acumula cinco eliminações consecutivas no Q2 e se encontra a 99 pontos de Max Verstappen no Mundial.
Para muitos, o teste que Ricciardo fará nesta semana em Silverstone seria a forma de confirmar o retorno do australiano à equipe, algo negado por Horner.
Mas, agora, o australiano já vê com bons olhos uma possível ida à AlphaTauri. Em maio, quando surgiram os primeiros rumores de substituir De Vries, Ricciardo não se mostrava muito favorável à possibilidade, algo que mudou nas últimas semanas.
"Se isso abrir o caminho, talvez um dia guiar novamente pela Red Bull, então isso é algo que eu consideraria porque a Red Bull é a equipe que eu quero pilotar", disse o australiano ao Crash.net.
E apesar da filosofia do chefe Franz Tost de ter a AlphaTauri como 'incubadora' de jovens pilotos, nem ele nem o CEO Peter Bayer se colocam contrários à possibilidade de ter Ricciardo novamente na equipe: "O desempenho decide", disse Tost. "E se os jovens pilotos ainda não estiverem prontos...".
Na Academia da Red Bull, a única opção viável no momento seria Liam Lawson, que já testou com carros de F1 no ano passado e que vem se destacando na Super Fórmula no Japão, seguindo um caminho similar ao de Gasly no passado.
"Temos que descobrir qual piloto está disponível em primeiro lugar e, em segundo, maduro o suficiente e treinado o suficiente para guiar um F1", disse Tost. "Temos bons juniores a caminho. Iwasa está fazendo um bom trabalho, Hadjar está fazendo um bom trabalho. Mas ainda é cedo para eles".
Porém, independente do desejo de Tost e de Bayer, a decisão final sobre quem guiará o carro será de Marko: "A decisão é tomada pela alta administração. Isso certamente é mais competência de Dr. Marko".
Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate caos dos limites de pista na Áustria: qual a solução?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.