F1: Imprensa italiana é dura com "Ferrari medíocre", mas elogia Antonelli após GP do Japão
Quarto e sétimo lugares de Leclerc e Hamilton, respectivamente, não foram o suficiente para imprensionar os jornais italianos

Charles Leclerc, Ferrari
Foto de: Clive Rose Getty Images
Desde o começo da temporada de 2025 da Fórmula 1, a Ferrari ainda não conseguiu mostrar muito potencial com a sua nova dupla de pilotos. O momento mais forte foi no GP da China, com a vitória de Lewis Hamilton na corrida Sprint, mas, depois, os dois carros foram desclassificados da corrida principal.
No GP do Japão, o time italiano teve mais uma passagem completamente ofuscada por seus rivais, principalmente pela McLaren e Red Bull, já que as principais disputas aconteceram entre Lando Norris, Oscar Piastri e Max Verstappen.
Apesar de Charles Leclerc ter terminado em quarto, ele ainda estava 14 segundos para Piastri, que terminou em terceiro. Hamilton, por sua vez, finalizou em sétimo lugar, depois de largar de pneus duros.
Três corridas depois da abertura, a imprensa italiana já se mostrou bastante crítica com a equipe. Porém, por outro lado, caiu nos encantos de Andrea Kimi Antonelli, que tem terminado consistentemente na zona de pontuação com a sua Mercedes.
O GP do Japão foi o local onde a Ferrari conseguiu somar o maior número de pontos até o momento. Foram 18 para seus dois pilotos, fechando 35 na tabela de Construtores, mas a diferença para a McLaren segue crescendo. Atualmente, a equipe de Woking está com 76 e o time de Maranello não tem grandes perspectivas de alcançá-los nas próximas corridas.
O Sky Sports Italia deu a nota 7 a Leclerc, explicando que o piloto é o "símbolo da mediocridade da Ferrari", isso porque o monegasco largou como quarto colocado e terminou na mesma posição, não tendo chances de atacar seus rivais.
Para o La Gazzetta dello Sport, o equipe ficou "atrás de uma disputa com a qual nunca se envolveu" no Japão. Já o Corriere della Sera acredita que a Ferrari "mostrou o melhor de 2025, o que é alarmante".
Elogios a Antonelli
Durante o fim de semana, Antonelli quebrou o recorde de Max Verstappen como piloto mais jovem a liderar uma corrida. Por esse motivo, e por seu desempenho nos últimos dois fins de semana, a imprensa já está 'caindo nas graças' do italiano.
O Corriere dello Sport classificou o piloto como "fenômeno", já o Corriere della Sera o colocou como "formidável", destacando uma "maturidade impressionante".
No Japão, Antonelli passou a dividir com Lewis Hamilton o título de estreante a conseguir pontuar nas três primeiras corridas.
PÓDIO: MAX SEGURA NORRIS E PIASTRI e vence! E AÍ, LANDO? Bortoleto 19º | FELIPE MOTTA comenta
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #328 - É a pior crise de pilotos da história da Red Bull? Victor Ludgero
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.